Será votado nesta sexta-feira (29), na sessão extraordinária da Câmara de Vereadores de Campo Grande, o projeto de lei enviado pela prefeita Adriane Lopes (PP) no início de novembro, sobre a criação de um Sistema de Compartilhamento de Bicicletas, que tem como objetivo selecionar empresas para fazer o aluguel de bicicletas na cidade com meios eletrônicos de pagamento.
O projeto precisa da maioria absoluta dos votos para ser aprovado, ou seja, 15 votos. Depois, será encaminhado para a sanção da prefeita que fará ainda um documento que trará regras mais específicas.
Conforme publicado na reportagem, a prefeitura pretende fazer um processo de seleção para cadastrar empresas, classificadas como OMTA (Operadora de Modal de Transporte Ativo). A rota das estações deverá ser integrada à malha cicloviária da cidade e complementar às demais redes de transporte.
Segundo a prefeitura, uma das exigências é que o sistema de bicicletas deverá estimular o uso do transporte coletivo, ou seja, as estações de embarque e desembarque de bicicletas deverão estar próximas aos pontos de ônibus e terminais.
As empresas escolhidas e cadastradas para oferecer o serviço deverão fazer um estudo para implantação e expansão do sistema e também administrar a plataforma tecnológica do compartilhamento das bicicletas, bem como apresentar outros meios para a disponibilização do serviço.
Esse tipo de serviço já é oferecido em várias capitais do país e é visto como uma maneira econômica, sustentável e saudável de se locomover na cidade.
Fonte:CGN