O governo federal reconheceu situação de emergência em cinco municípios de Mato Grosso do Sul, afetados pelas queimadas registradas em novembro. A portaria, assinada pelo secretário Nacional de Proteção e Defesa Civil, Wolnei Aparecido Wolff Barreiros, foi publicada hoje no Diário Oficial da União. Somente no Estado, o Pantanal teve 584,9 mil hectares atingidos pelas queimadas.
A portaria referende decreto do governo do Estado, publicado no dia 14 de novembro deste ano, em que foi reconhecida emergência nos municípios de Corumbá, Ladário, Miranda, Aquidauana e Porto Murtinho.
No decreto estadual, a emergência foi considerada necessária por conta do aumento de focos de incêndio e as temperaturas acima dos 38ºC na região do Pantanal.
A publicação autoriza a contratação emergencial de reforço e equipamentos para combate às chamas, caso seja necessário. Conforme dados da Lasa/RJ (Laboratório de Aplicações de Satélites Ambientais) 1.292.575 hectares do Pantanal em MT e MS foram queimados este ano no Pantanal, por conta das queimadas, a maior parte, durante o mês de novembro, que registrou “bolha de calor”. Somente em MS, foram 584,9 mil hectares destruídos pelas chamas.
As chuvas das última semanas amenizou a situação, conforme dados do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais). Em MS, foram registrados 18 focos de ontem para hoje, sendo 16 em Aquidauana e 2 em Corumbá.
Fonte:CGN