Fuja de golpes e dor de cabeça: confira dicas para aproveitar a Black Friday em Mato Grosso do Sul
A contagem regressiva para a Black Friday anima comerciantes e clientes com a expectativa de melhores vendas e bons descontos, respectivamente. Tradicionalmente, o dia de promoções ocorre na última sexta-feira de novembro, o que neste ano ocorre nesta semana, dia 24 de novembro.
A CDL-CG (Câmara de Dirigentes Lojistas de Campo Grande) estima faturamento de R$ 50 milhões em vendas na região central, shoppings e lojas de bairros. Na Capital, mais de 300 lojas devem aderir às promoções com descontos que variam de 10% a 60%.
Com o aumento de publicidades, é importante que os consumidores se atentem aos golpes e às promoções “metade do dobro”. Os verbos monitorar e checar devem virar regra de quem quer aproveitar a Black Friday e evitar dor de cabeça.
Confira dicas para aproveitar descontos e fugir da dor de cabeça:
Estabeleça um orçamento
A Black Friday é um bom momento para economizar, mas não para se endividar. Defina um orçamento para que as compras não virem dívidas e possa ter o nome negativado na praça.
Defina objetivos
Quero comprar, mas o quê? Faça uma lista de objetos desejados e marcas com boa qualidade. Questione se realmente precisa de itens que estão fora dessa lista, mas que aparecem com um valor vantajoso. Comprar e deixar parado ou sem uso não é um bom investimento.
Pesquise
Já sei o orçamento e o que eu quero comprar? Agora chegou o momento de pesquisar preços em diferentes lojas para avaliar se os valores realmente entraram em promoção. Aqui a pesquisa vale tanto em lojas físicas como virtuais.
Não é raro que aconteça o que os clientes chamam de “Black Fraude”, ou seja, que um produto fique mais caro dias antes e no dia da Black Friday o valor volte ao preço usual, o que seria uma falsa promoção.
Confira alguns sites que monitoram preços*:
- Zoom;
- JáCotei;
- Buscapé;
- Reduza.
Cheque os canais oficiais
Quem gosta de comprar pela internet precisa ficar atento aos golpes com links ou sites falsos.
Dê preferência por acessar o site de compras por meio de uma busca direta ao invés de acessar links promocionais.
Em caso de suspeita de fraude, não forneça dados pessoais e procure um órgão para denunciar, como Procons municipais ou estaduais ou o site consumidor.gov.br.
*A reportagem não se responsabiliza pelas promoções ofertadas nos sites mencionados.