Com dedicação, inovação e muito talento, a artesã e empreendedora Marilde Cecília Ferreira é reconhecida nacionalmente pelo trabalho feito com argila em peças únicas. A cerca de 201 quilômetros de Campo Grande, no município de Rio Verde (MS), a artesã abriu sua própria empresa e conta com o apoio do Sebrae para o desenvolvimento de seu negócio.
Marilde conta que trabalha com argila desde 2002, quando fez um curso de artesanato do Sebrae em Rio Verde. Ela tentou, primeiro, corte e costura, mas não gostou muito, até que começou a mexer com barro, e se apaixonou. Em 2003 a artesã criou a Associação Riberarte, da qual se desligou em 2012 para montar sua própria empresa, “Arte em Argila”.
“Sempre gostei de ter o meu próprio dinheiro e a minha independência. Em 2002, o Sebrae realizou alguns cursos na cidade, eu participei de um que era de argila e me apaixonei. Produzo cerâmica há mais de 20 anos e atualmente tenho a minha própria empresa”.
Em mais de 20 anos de carreira, a artesão tem diversas cerâmicas premiadas e se destaca pelo trabalho que realiza. Marilde recebeu o Prêmio do Artesanato de Referência Cultural Sul-Mato-Grossense, o Prêmio Top 100, das cem melhores peças artesanais do Brasil, entre outros.
Rota Gastronômica
Além do fomento ao empreendedorismo, o Sebrae também exalta o turismo gastronômico do Pantanal. A Rota Gastronômica é um itinerário para turistas que querem conhecer a região pantaneira do estado e provar os seus sabores. Localizado em Aquidauana, na região da Nhecolândia, o Hotel Fazenda Baía das Pedras integra o projeto com o sarrabulho pantaneiro como prato assinatura.
Enxergando o potencial do turismo gastronômico aliado ao bioma, o Sebrae/MS, via programa Pró Pantanal, e a Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul, se uniram para apoiar a realização do projeto.
O sarrabulho pantaneiro é um prato feito à base de carne de boi, normalmente utilizam-se cortes menos nobres e partes como o fígado e a costela. A carne é cozida lentamente com temperos como alho, cebola, pimenta e cheiro-verde. O prato é apreciado especialmente durante o período de festas e celebrações típicas do Pantanal, como a tradicional Festa do Sarrabulho.
O Hotel Fazenda Baía das Pedras realiza o safári pantaneiro, que combina fotografia e a observação de fauna e flora em passeio pelos campos a bordo de veículo 4×4. No passeio de canoagem é possível pescar piranhas. Durante a cavalgada pantaneira os turistas podem acompanhar os peões na lida diária.
O refúgio, localizado no coração do Pantanal, também oferece serviços de hotelaria e atividades turísticas.
Sobre o Pró Pantanal
O Pró Pantanal – Programa de Apoio à Recuperação Econômica do Bioma Pantanal é uma iniciativa do Sebrae para fomentar atividades econômicas nos eixos do turismo, da economia criativa e do agronegócio existentes no Pantanal. O programa ainda tem apoio da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Federação das Associações Empresariais de Mato Grosso do Sul (FAEMS), Instituto do Meio Ambiente de MS (Imasul) e Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Semadesc).
Para obter mais informações sobre o programa Pró Pantanal e suas ações, fale com o Sebrae, pelo número 0800 570 0800.
Fonte: Sebrae