O documentário sobre a história de vida de Delinha venceu por voto popular a categoria de melhor filme sul-mato-grossenses. A votação e a premiação aconteceu durante o Festival de Cinema Sul-Americano de Bonito (Cinesur).
“Eu agradeço muitíssimo a todos que assistiram e votaram, e agradeço à Delinha por sua história e pela sua memória registrada neste documentário”, destaca a diretora e cineasta Marinete Pinheiro.
Além da premiação do longa-metragem, também foi escolhido pelo júri oficial o filme “Cordilheira de Amora II”, da diretora e roteirista Jamille Fortunato.
“Muito feliz em voltar a Mato Grosso do Sul, onde vivi durante seis anos. Mesmo sendo baiana, de Salvador, boa parte do meu olhar cinematográfico e formação prática de cinema efetivei aqui”, declara Jamille, que conheceu Pantanal, onde aplicou várias oficinas de cinema em comunidades ribeirinhas, indígenas e quilombolas.
Confira abaixo os demais ganhadores do Cinesur:
- Melhor curta-metragem sul-americano: Yigayo Yuwuerane (Colômbia). Direção: Ross Dayana Lopez.
- Melhor longa-metragem sul-americano – Júri Popular: La Pampa (Peru). Direção: Dorian Fernandez Moriz.
- Melhor filme curta-metragem – Júri Oficial: Estrellas del Desierto (Chile). Direção: Kharerina Harder
- Melhor filme longa-metragem sul-americano – Júri Oficial: El Visitante (Bolívia). Direção: Martin Bouloco
- Menção honrosa Cinesur: Valter Lima Jr., pelos 40 anos do filme “Inocência”
Durante o encerramento do festival, foi declarado apoio aos profissionais do cinema argentino, que se manifestaram no Festival de Cinema de Mar del Plata contra a proposta do candidato à presidência Javier Milei sobre o fechamento do Instituto Nacional de Cinema e Artes Audiovisuais.
A primeira edição terminou com show musical Los Chacos, com a cantora argentina Chaco Bogarín e o músico Juan Sardi.
Fonte:G1MS