CulturaInteressesNotícias

Charo Bogarín se apresenta no encerramento do Bonito Cinesur – Festiva de Cinema Sul-Americano

A premiada artista argentina fará show gratuito acompanhada pelo músico Juan Sardi

Compartilhar:

Após uma maratona intensa pelo cinema sul-americano, o BONITO CINESUR – FESTIVAL DE CINEMA SUL-AMERICANO conclui a sua programação neste sábado, 11 de novembro, com chave de ouro. Após a cerimônia de encerramento, onde serão anunciados os vencedores das mostras competitivas, a artista Charo Bogarín fará uma apresentação gratuita acompanhada pelo músico Juan Sardi. O show acontecerá no Auditório Kadiwéu – Centro de Convenções de Bonito, com início previsto às 21h.

Charo Bogarín é cantora, compositora, atriz, jornalista e gestora cultural. Mulher de origem guarani, fundadora do grupo TONOLEC, atua como artista solo em seu novo projeto musical “La Charo” desde 2017, explorando ritmos e sonoridades que remetem ao folclore da América Latina, como cumbias, malambos, shotis, chacarera e aires llaneros.

Atualmente, é reconhecida como uma das melhores vozes da Argentina. Em 2000, recebeu o prêmio “FÉMINA ROCK de MTV Latinoamérica” e se destacou na vanguarda da música argentina, misturando cantos nativos de seu país com música eletrônica, tornando-se uma referência no “Novo Folclore Argentino”. Autodidata na música, ela domina facilmente os instrumentos folclóricos de sua região, tocando ao vivo charango, guitarra, cuatro venezolano, verdulera, merlín e bombo legüero.

Ao longo das últimas duas décadas, Charo Bogarín concentrou sua atenção no canto das mulheres qom, abordando de maneira quase antropológica a música dos povos originários do norte argentino. Isso despertou sua identidade nativa, reconectando-se com suas raízes guaranis, aprendendo os cantos por fonética e reproduzindo as texturas das mulheres originárias em sua voz.

Desde 2022, além de sua carreira artística, atua como Vice-presidenta do Instituto Nacional de Música (INAMU).

Discografia

Ela lançou três álbuns solo: “La Charo” (2017), “Legado”, uma homenagem a Mercedes Sosa (2019) e “Formoseña” (2022). Como artista independente, ela tem lançado singles nas plataformas digitais que farão parte de seu quarto disco. Em agosto de 2021, foi escolhida Artista Equal do Spotify Argentina.

 

Fonte:Asscom

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo