Mato Grosso do Sul somou 99.008 descargas atmosféricas durante toda quinta-feira (9), de acordo com a concessionária Energisa. O fenômeno acompanhou a precipitação e ventos fortes que deixaram moradores sem acesso à eletricidade, derrubou árvores e causou danos materiais em residências.
Só na Capital, 14.000 raios foram notificados no sistema da provedora, que usa o Climatempo como fonte. Aquidauana, outro município fortemente afetado pelo temporal, contabilizou 1.805 relâmpagos.
Para reduzir o impacto a população, a empresa ativou seu plano de contingência e aumentou em 3 vezes a quantidade de equipes nas regiões afetadas, trabalhando de forma ininterrupta para reparo dos danos à rede elétrica.
Conforme noticiado, o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) emitiu alerta de temporal para 36 municípios. O aviso vale para as regiões sul a sudoeste do Estado, até o fim desta quinta.
O Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima) explica que essas instabilidades ocorrem devido ao avanço de cavados, aliado ao intenso fluxo de calor e umidade oriunda da Amazônia e a atuação de uma área de baixa pressão atmosférica no Paraguai.
Fonte:CGN