InteressesNotícias

Programação de Seminários é inaugurada no Bonito Cinesur- Festival de cinema sul- Americano

Compartilhar:
Na manhã desta terça-feira, 7 de novembro, o BONITO CINESUR – FESTIVAL DE CINEMA SUL-AMERICANO inaugurou a sua programação de seminários com Turismo, Meio Ambiente e Cultura Como Fatores do Desenvolvimento Econômico Sustentável. Tanto este quanto os demais seminários programados até este sábado, 11 de novembro, contam com a Câmara Municipal de Bonito como o espaço de suas realizações.

Com mediação do jornalista, cineasta e presidente da Fundação Nelito Câmara Ricardo Pieretti, o encontro contou com as participações de Fábio Trad (Controlador-Auditor da Embratur, ex-deputado federal pelo Mato Grosso do Sul) e Artur Falcette (Secretário-Executivo de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul – Semadesc).

A discussão teve como fios condutores o turismo, o meio ambiente e a cultura e os papéis fundamentais que desempenham no desenvolvimento econômico sustentável de uma região como Bonito e como esses três fatores podem ser motores importantes quando gerenciados de forma integrada e responsável, visando os seus impactos sociais, culturais e ambientais a longo prazo.

Fábio Trad foi o primeiro a ter a palavra no seminário, concentrando-a sobretudo no quesito turismo dentro do contexto de Mato Grosso do Sul. “Nós temos atrativos e ativos turísticos, mas precisamos organizá-los de uma forma a se adaptarem às demandas mercadológicas do turismo. Se nós conseguirmos aprofundar essa politica que a Embratur retomou com força e o vigor que o Ministério do Turismo está intensificando no âmbito nacional, eu penso que poderemos transformar o turismo em uma grande atividade econômica, cultural e social do país.

Além de viabilizar este encontro, o BONITO CINESUR – FESTIVAL DE CINEMA SUL-AMERICANO foi também um protagonista nas reflexões por ser um modelo de pioneirismo cultural na cidade. Artur Falcette defende a iniciativa e demonstrou o seu entusiasmo inclusive com o desejo de uma Secretaria de Cultura em Bonito em uma próxima gestão. “Que a arte nos aponte uma resposta, mesmo que ela não saiba. E que ninguém tente complicá-la, pois é preciso simplicidade para fazê-la florescer. Não existe nada mais simples do que a gente sentar em grupo para refletir sobre aquilo que não estamos fazendo tão certo para propor uma solução, pois é isso que fazemos há milhares de anos. Não precisamos de um festival de Hollywood, mas um que promova esse diálogo, essa discussão, pois isso nos ajuda a construir Mato Grosso do Sul não dos próximos 5 anos, mas dos próximos 100 anos.

Nilson Rodrigues, produtor, roteirista, gestor cultural e diretor do BONITO CINESUR – FESTIVAL DE CINEMA SUL AMERICANO, contribuiu para o seminário, defendendo que “precisamos fazer do festival um espaço para reflexão. Por que estamos fazendo este debate e outros que virão? Porque, especificamente neste, penso que não podemos fazer algo em Bonito sem discutir a questão ambiental e a questão da exploração do turismo. Eu ouvi atentamente o que falaram e estou entusiasmado com a gestão da Embratur e a presença de Fábio Trad, pois espero que no próximo ano o Governo do Estado nos apoie, pois estamos aqui em uma perspectiva de reunir a América do Sul em Bonito e fazer desta cidade o centro do debate da indústria audiovisual Sul-Americana.

Estão na programação outros quatro seminários, além de debates com realizadores e demais convidados do festival. O diretor do BONITO CINESUR – FESTIVAL DE CINEMA SUL AMERICANO chamou a atenção para a relevância de trazer para a discussão pública temas pertinentes, incluindo meio-ambiente. “Um festival de cinema sem debates e seminários é um festival incompleto”, diz Nilson.

Fonte:Cinesur

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo