CidadeDestaqueNotícias

Com queda de até 90% nas vendas, comerciantes pedem agilidade em obras em Bonito

Compartilhar:

Além do transtorno no trânsito, as obras de recapeamento na Rua das Flores, no município de Bonito têm gerado transtornos e prejuízo para os comerciantes da região.

Com 2,6 km de extensão, a via passa atualmente por obras de recapeamento, trocas de tubulação de água e esgoto, além do reforço na drenagem, com impactos diretos no comércio e na mobilidade dos moradores.

De acordo com a Prefeitura de Bonito, as obras na Rua das Flores foram iniciadas no dia 1° de agosto e têm como objetivo melhorar a infraestrutura viária, incluindo a instalação de pavimento especial para suportar o tráfego intenso de caminhões, especialmente até a conclusão das obras do Anel Viário.

Entretanto, a realização de todas essas intervenções de uma vez só tem gerado preocupações para o comércio local. Empresários da região se queixam dos prejuízos causados pelas obras, que já se estendem por mais de dois meses.

Um dos comerciantes, de 56 anos, relatou que teve uma redução significativa no movimento. “O comércio da rua ficou prejudicado, porque não há mais trânsito. Precisei fechar parte do meu comércio, porque não tinha movimento. Na minha loja, a queda foi de 90% nos atendimentos”.

Segundo o empresário, inicialmente foi informado de que a obra levaria apenas 40 dias. Contudo, a previsão dada pela Prefeitura é de que dure mais de 120 dias. “Eu não estou culpando a Prefeitura e nem os engenheiros, só gostaria que acelerassem a obra. Não é com duas máquinas que vão acelerar o processo, precisa ter mais equipamentos”.

Outro empresário, Ricardo Nascimento, de 42 anos, também comentou que teve uma queda nas vendas, especialmente em dias de chuva. “Tenho uma loja de som e acessórios. Já está com uns 30 dias e senti uma queda no movimento. Em dias de chuva, fica pior, porque fica um barro na frente. Todo mundo tem reclamado que o comércio da região caiu.”

Para o empresário de 56 anos, a obra é necessária e aprovada pelos comerciantes. No entanto, ele comenta que para diminuir o prejuízo nas vendas, a solução seria realizar a obra por etapas. “É uma avenida onde passa todo o trânsito pesado de Bonito. Realmente estava precisando. Só que decidiram fazer a obra toda de uma vez, ao invés de fazer por etapas, por quadras”.

Trânsito – Ricardo também enfatizou a preocupação com a falta de sinalização adequada nas obras, que já resultaram em acidentes de trânsito, incluindo um ocorrido na manhã desta quarta-feira (13).

Nesse incidente um Volkswagen T-Cross prata caiu em uma vala aberta na Rua das Flores. O motorista alegou que não conseguiu evitar a vala devido à ausência de sinalização adequada ou de barreiras de proteção. Felizmente, não houve feridos no acidente, embora o carro tenha ficado parcialmente submerso.

Em resposta à situação, a Prefeitura de Bonito já tomou medidas para solucionar o problema. A administração municipal solicitou à empresa responsável pela obra e ao Departamento Municipal de Transporte e Trânsito que melhorem a sinalização na via, buscando garantir a segurança dos motoristas e pedestres durante o período das obras.

Previsão – A reportagem entrou em contato com a Prefeitura de Bonito para saber se há alguma previsão de conclusão das obras e se serão tomadas medidas para melhorar a circulação do comércio local.

De acordo com a assessoria do município, no momento já foi removido todo o pavimento velho e estão sendo substituídas as tubulações. A previsão dada pela Prefeitura é de que em 120 dias todas as obras sejam concluídas.

Em relação ao comércio, a Prefeitura reiterou que tem apoio dos comerciantes. “Em relação aos comerciantes, a grande maioria entende a situação e apoia a obra, porque a Rua das Flores estava muito danificada por conta da grande quantidade de caminhões que passam por ela”, afirma a assessoria.

Fonte: CGN

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo