DestaqueInteressesMeio AmbienteNotícias

MPMS quer proibir publicidade de pessoas interagindo com animais silvestres em Bonito

Compartilhar:

O Ministério Público de Mato Grosso do Sul (MPMS) abriu processo administrativo contra empresas de turismo para proibir o uso de animais silvestres em propagandas com fins de atrair turistas, em Bonito. A publicação fez uma recomendação para que as agências tome cuidados e evitem propagandas enganosas.

A polêmica ocorreu após um programa gravado pela apresentadora Eliana  Michaelichen em setembro de 2022, onde apareceu interagindo com araras para um especial de fim de ano. No programa em questão ela aparece ao lado Moacir Barbosa de Deus, de 72 anos, conhecido como “Encantador de araras” e proprietário do balneário Cachoeira Rio do Peixe em Bonito, um dos destinos mais visados do município.

Multa

Ainda em 2022, Moacyr usou as redes sociais em que aparece abraçando araras. Além disso, segundo a agente Jussara Barbosa da Fonseca Alves, explicou ao G1-MS, que o empresário tinha o costume de alimentar os animais para que retornassem a propriedade. O ato é conhecido como ceva. A prática rendeu em multa de RS 105 Mil Pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente de dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA).

Processo Administrativo

O processo administrativo foi publicado no dia 6 de setembro, a Promotora de Justiça, recomendou que as agências de turismo observem as normas de proteção e Direito do Consumidor. “Em especial quanto à vedação de práticas de publicidades enganosas e abusivas mediante a animais silvestres”.

Fonte:CE

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo