O biólogo Sérgio Rangel, que ficou conhecido nacionalmente após participações em um programa de televisão, fez duras críticas à interferência humana durante uma “luta” entre uma sucuri e um macaco-prego em Bonito, a 283 quilômetros de Campo Grande.
“Atrapalharam a refeição da sucuri”, afirmou Rangel ao comentar as imagens que viralizaram nas redes sociais e mostram não só o desespero do macaquinho ao ser apertado pela serpente, mas a ação de turistas que puxam a cobra do rio para salvar o macaco.
O biólogo, que atua como educador ambiental há 30 anos, enfatiza que a cena apesar de “chocante” e “triste” é natural e faz parte da lei da natureza onde predadores se alimentam de presas.
“Isso é a lei normal de sobrevivência na selva, predadores se alimentando de presas”.
Rangel diz ainda ter se sentido “extremamente incomodado” com a interferência do ser humano para tentar salvar o macaquinho.
Conforme o biólogo, a sucuri que aparece no vídeo é jovem e a interferência que ocorre ali é uma maldade contra ela. “Foi uma maldade atrapalhar a refeição da sucuri que é uma coisa muito natural”, disse.
A reportagem entrou em contato com a PMA (Polícia Militar Ambiental) para saber se os turistas que fizeram essa interferência foram identificados. Eles responderam que nestes casos a investigação fica a cargo da Polícia Civil, mas reforçaram terem intensificado as orientações, especialmente nos balneários.
Fonte: UOL