O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) emitiu dois alertas de perigo de tempestade para Campo Grande e 32 cidades do interior de Mato Grosso do Sul com chuva de 30 a 50 mm (milímetros), ventos intensos (de 40 a 60 km/h) e queda de granizo.
Conforme o aviso, que foi encaminhado nesta segunda-feira e vai até as 9h de amanhã, há risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores e de alagamentos.
Além da capital sul-mato-grossense, as cidades que devem ficar em alerta são: Água Clara, Alcinópolis, Anaurilândia, Aparecida do Taboado, Aquidauana, Bandeirantes, Bonito, Bataguassu, Brasilândia, Camapuã, Cassilândia, Chapadão do Sul, Corguinho, Corumbá, Costa Rica, Coxim, Figueirão, Inocência, Jaraguari, Nova Andradina, Paraíso das Águas, Paranaíba, Pedro Gomes, Ribas do Rio Pardo, Rio Negro, Rio Verde de Mato Grosso, Rochedo, Santa Rita do Pardo, São Gabriel do Oeste, Selvíria, Sonora, Terenos e Três Lagoas.
As instabilidades ocorrem devido à passagem rápida de uma frente fria, aliada ao intenso fluxo de calor e umidade. “Será evidente a queda das temperaturas máximas na terça-feira e das mínimas no sul do Estado (Dourados e região)”, segundo divulgou o Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e Clima).
Estão previstas temperaturas mínimas entre 14 e 17°C para a região sul. As temperaturas máximas ficam elevadas, acima dos 30-35°C nesta segunda-feira (4). Já amanhã, as máximas oscilam entre 25-26°C no sul (Ponta Porã e no entorno). Para a região norte (Coxim, Sonora), mínimas entre 22-25°C e máximas pode chegar a 40ºC. Em Campo Grande, mínimas entre 21-24°C e máxima de até 34°C.