É do Brasil! Antes mesmo da primeira corrida na etapa da Itália da F3 2023, Gabriel Bortoleto conseguiu a vantagem necessária e sagrou-se campeão da categoria. O brasileiro precisava apenas que os rivais Paul Aron e Josep Maria Martí não conquistassem a posição de honra para carimbar a conquista. Oliver Goethe cravou a pole position em classificação que teve três bandeiras vermelhas e, por fim, não foi reiniciada.
Antes do início da classificação, Bortoleto tinha 144 pontos na tabela – 38 a mais que o vice-líder Aron e 39 sobre o terceiro colocado, Martí. Com o término da sessão classificatória, Gabriel sustenta a mesma vantagem, mas há apenas 37 pontos restantes em disputa na F3 2023. A categoria encerra as atividades do ano neste fim de semana, no Autódromo Nacional de Monza.
O título credencia Bortoleto como o primeiro brasileiro campeão da F3. A categoria nasceu com o atual formato em 2019, mas mesmo a antecessora GP3 Series não teve um piloto do país campeão – apesar da passagem de nomes como Pedro Piquet, Pedro Nunes e outros.
Quem é Gabriel Bortoleto?
Hoje com 18 anos, Bortoleto começou a competir de kart aos sete. O paulistano estreou nos carros de fórmula em 2020 pela Fórmula 4 italiana; na sequência, migrou para a Formula Regional Europeia (FRECA). Lá, passou duas temporadas, em uma delas representando a FA Racing – equipe do bicampeão mundial da F1 Fernando Alonso, que hoje gerencia sua carreira.
A estreia pela F3 se deu neste ano, pela Trident. Em nove etapas até aqui, Gabriel Bortoleto venceu duas corridas e conquistou outros três segundos lugares.
GABRIEL BORTOLETO IS THE 2023 FORMULA 3 CHAMPION! ????
Gabriel Bortoleto é o campeão da Fórmula 3!#ItalianGP #F3 pic.twitter.com/9246qqjGsD
— Formula 3 (@Formula3) September 1, 2023
A classificação
A sessão foi brevemente paralisada na marca de 20 minutos restantes, quando Ido Cohen sofreu um toque na traseira e ficou parado na pista. Bortoleto vinha logo atrás e por pouco não atingiu o veículo da Carlin.
Aron chegou a marcar o melhor tempo, com 1m39s043, mas foi superado por Caio Collet. O brasileiro marcou 1m39s001 antes de uma nova bandeira vermelha: Josh Dufek rodou e ficou atolado na brita da segunda variante.
A dez minutos do fim, Oliver Goethe – que tinha acabado de marcar o melhor tempo da classificação, com 1m – colidiu na segunda curva di Lesmo. A direção de prova instaurou, então, a terceira bandeira vermelha do dia. Após minutos de paralisação, os comissários definiram suspender a sessão, cravando o título de Bortoleto.
Valeu, Monza!
O templo da velocidade tem sido um palco favorável aos pilotos da base do automobilismo brasileiro. Nesta sexta-feira, foi a vez de Gabriel Bortoleto conquistar o título da F3 2023. No ano passado, também no Autódromo Nacional de Monza, Felipe Drugovich – que hoje é reserva da Aston Martin na F1 –
Fonte:Ge