Em relação a matéria publicada pelo BonitoNet em 17/08, com o título: “MPF apura omissão do Imasul sobre licenças que permitiram desmatamento no Pantanal”, reprodução da reportagem publicada pelo Midiamax, apresentamos a seguir o esclarecimento da Fundação de Estudos Agrários Luiz de Queiroz
(Fealq), informação esta já atualizada também pelo Midiamax em 23/08/2023 conforme solicitação da instituição.
NOTA DE ESCLARECIMENTO FEALQ – FUNDAÇÃO DE ESTUDOS AGRÁRIOS LUIZ DE QUEIROZ
Esclarecemos que, conforme descrito na Cláusula Primeira, Parágrafo Segundo do contrato firmado: “à contratada caberá o gerenciamento financeiro dos recursos disponíveis para a execução do projeto” e como relatado no Parágrafo Primeiro da mesma Cláusula: “a execução do projeto será de responsabilidade de seu Coordenador”.
Esclarecemos ainda que, diante do objetivo elucidado no contrato firmado entre as partes de (…) “desenvolvimento do projeto “Exploração Ecologicamente Sustentável do Bioma Pantanal, do Ponto de Vista Econômico e Social, de acordo com a Lei Federal 12.651, Capítulo III, Art. 10”, com enfoque na avaliação dos impactos sociais e econômicos da execução, o projeto cumpriu com as 4 Etapas descritas na prestação do serviço.
Ressaltamos que somos uma entidade de direito privado, sem fins lucrativos, signatária do Acordo de Cooperação com a Universidade de São Paulo, que regulamenta a gestão administrativa e financeira dos projetos desenvolvidos entre membros da USP e instituições públicas e privadas, nacionais ou estrangeiras. Desde 1976, a Fundação de Estudos Agrários Luiz de Queiroz viabiliza a docentes e grupos de pesquisa da Universidade de São Paulo, atuantes principalmente no agronegócio, a celebração de contratos com quaisquer outros segmentos da sociedade brasileira ou estrangeira e, do ponto de vista de empresas, órgãos de governo e demais instituições, somos a “porta de entrada” para o relacionamento formal com docentes e pesquisadores da USP. Além de, atualmente, gerenciarmos projetos da Esalq/USP (Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz), do Cena/USP (Centro de Energia Nuclear na Agricultura) e da FZEA/USP (Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos), de Pirassununga.
Destacamos nossos valores de integridade e respeito à ética, com o pedido de que no caso de eventuais futuras matérias que mencionem a Fundação de Estudos Agrários Luiz de Queiroz – Fealq, sejamos consultados e nos seja dada a oportunidade de apresentar nossa posição previamente a publicação.
Por fim, sugerimos que seja feita atualização necessária para que possa ser de conhecimento dos leitores e demais veículos que reproduzem o conteúdo deste conceituado veículo local.
Fonte:Assecom