CidadeMeio AmbienteNotícias

Alunos da REME participam de programa ambiental com foco nos recursos hídricos

Compartilhar:

A Secretaria de Meio Ambiente de Bonito, com apoio da Secretaria de Educação, deu início em agosto a mais uma etapa do Programa de Educação Ambiental com as crianças da Rede Municipal de Ensino. A primeira temática trabalhada foi a “Água”, o principal recurso para a sobrevivência humana sobre o planeta terra.

A atividade, cujo objetivo é horizontalizar o conhecimento sobre a importância da água e da preservação dos recursos hídricos, está acontecendo no Centro de Múltiplo Uso e conta com a parceria fundamental dos (as) guias da Associação de Guias de Bonito (AGTB) e da Secretaria de Educação e Cultura (SEMEC), além do importante apoio da Secretaria de Esporte, da SANESUL e do BioPark.

A escolha do local se deu por duas razões: primeiro porque devemos valorizar os nossos espaços verdes urbanos e segundo, porém não menos importante, porque o CMU guarda a Trilha do Udu que nos dá acesso direto ao encontro do Córrego Restinga com o Córrego Bonito.

Os métodos utilizados foram contemplação e reflexão a partir dos elementos que compõem a natureza do local, considerando os desafios do tratamento de água e esgoto, além da influência das ações humanas (como o descarte incorreto de resíduos) sobre os nossos rios urbanos que deságuam no principal rio da cidade: o Rio Formoso.

Por fim, para o desfecho da semana de estudo, o CMU recebeu os alunos da Escola Municipal Rural Ozório Jacques que, após a atividade no espaço, foram muito bem recebidos pela equipe do BioPark que, por sua vez, atua na região como abrigo para animais que não se adaptaram mais ao contexto silvestre. A visita foi uma forma de fechar o assunto, mostrando toda a biodiversidade que depende diretamente da saúde das águas e da convivência harmônica entre o individuo e a natureza.

O Programa Municipal de Educação Ambiental de Bonito (PMEA) da cidade visa atender até o final deste ano todas as escolas municipais para a realização de estudos sobre Água, Resíduos, Saneamento, Sustentabilidade e Fauna e Flora. Além de ações paralelas que deverão atender também as demais escolas e instituições de educação não formal.

A SEMA considera de suma importância que o município incentive cada vez mais os espaços de diálogo para todos os públicos, sobretudo o público infantil/juvenil que está em pleno desenvolvimento cognitivo, de modo que possamos fortalecer juntos as esforços em defesa do Meio Ambiente do qual pertencemos.

“Por isso agradecemos imensamente todos os parceiros e apoiadores que somaram às ações até então. Nenhum processo educacional é feito individualmente sem considerar o potencial do coletivo e todos aqueles que abraçaram as atividades são parte fundamental para o êxito daquilo que objetivamos desde que iniciamos o PMEA, em 2022”, destacou a secretária Ana Trevelin.

 

Fonte:PMB

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo