CidadeDestaqueInteressesNotícias

Prefeitura de Bonito é acusada de causar ‘extermínio’ de animais, mas CCZ nega medida

Compartilhar:

Moradores de Bonito entraram em pânico na semana passada, após uma onda de fake news se espalhar pelo município turístico. A Prefeitura Municipal foi acusada de “extermínio em massa” de animais com leishmaniose, após recolher animais em situação de rua e realizarem testagem de exames para a doença.

Por meio de nota, a Prefeitura desmentiu e esclareceu a medida tomada pelo Centro de Controle de Zoonoses (CCZ).

“O recolhimento de animais em situação de rua não envolve sacrifício ou morte dos animais, mas sim o controle sanitário do município. Os animais recolhidos passam por testes de leishmaniose e exames para verificar doenças graves, infectocontagiosas e incuráveis que possam representar riscos para outros animais e seres humanos”, diz a nota.

Segundo o CCZ de Bonito, nenhum animal de rua foi submetido à eutanásia, mesmo após a implementação da medida. Em dois meses desde a publicação da medida, um animal em situação de rua foi recolhido, e seu responsável buscou o pet.

“A Prefeitura enfatizou que a Lei Nº 14.228, de 20 de outubro de 2021, prevê a possibilidade de eutanásia em casos de doenças graves ou incuráveis que coloquem em risco a saúde humana e animal. Entretanto, a medida não ocorreu em Bonito”, informa.

Fonte: ACrítica

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo