A gestão do governador Eduardo Riedel anunciou que está sendo criado e será implantado pelo Governo do Estado, o ‘Programa Municipalismo Ativo’. A ação que está sendo programada como sendo um trabalho a ‘três mãos’, em parceira e de cooperação entre a administração estadual, o Sebrae (Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) e os Municípios do Mato Grosso do Sul, visa solucionar desafios com uma estratégia de ID (inteligência de dados) e foco na melhoria dos indicadores nos territórios, gestão de resultados e desenvolvimento territorial.
O ‘Programa Municipalismo Ativo’ com a inteligência de dados remete e idealiza reduzir as desigualdades regionais e melhorar a vida das pessoas, onde o Governo está criando o programa para levar ações e recursos para os municípios com mais facilidades e eficiência e eficácia. Contudo, cada prefeitura/municípios tem que procurar o governo para aderir e entrar em parceira oficial e registrada.
“A intenção é criar uma radiografia dos municípios em cada setor para atacar os problemas de forma cirúrgica. Com o objetivo de identificar as necessidades de cada cidade nas áreas de saúde e educação e conhecer o ambiente de negócios”, aponta o governador pela gestão estadual, que assinou um convênio com o Sebrae/MS , publicado nesta quarta-feira (9).
Um dos exemplo do ID, será como nos setores da Saúde e Educação. A análise de dados ajudará a identificar padrões e tendências, permitindo um planejamento mais eficaz de recursos, melhoria no atendimento e uma resposta mais rápida a surtos e epidemias.Já na Educação, o uso de dados pode auxiliar na identificação de lacunas de aprendizagem, possibilitando intervenções personalizadas e aprimoramento do ensino. E as informações sobre ambiente de negócios será usada para fomentar a geração de mais empregos e melhorar a renda das pessoas.
Secretário ressalta o ID para gestão orientada e efetiva
O secretário de Governo e Gestão Estratégica, Pedro Caravina, explicou que o governo vai usar a inteligência de dados para apoiar o desenvolvimento dos municípios. “O objetivo é melhorar a vida das pessoas por meio de políticas públicas efetivas. O Programa Municipalismo Ativo vai apoiar o desenvolvimento local e fazer uma gestão orientada”.
O secretário-adjunto de Governo e Gestão Estratégica, Frederico Felini, explica que os 79 municípios de Mato Grosso do Sul poderão aderir ao Programa Municipalismo Ativo, que contará com um portal. “As prefeituras terão a oportunidade de colocar os projetos delas nesse endereço eletrônico. A adesão não terá custo para os municípios e a participação deles vai ampliar a possibilidade de conseguir investimentos do Estado”, disse.
A análise de dados também pode otimizar o planejamento urbano, auxiliando na identificação de áreas de maior necessidade e na alocação eficiente de recursos para melhorias em transporte, saneamento e serviços públicos essenciais.
Fonte:EFMS