Policiais Militares das unidades federativas do Brasil formados no curso de choque estão reunidos desde terça-feira, 8, em Bonito (MS), para o 2º Seminário de Operações de Choque. O major Igor Bandeira, comandante do Batalhão de Operações Especiais (Bope) da Polícia Militar do Acre (PMAC), representou a instituição durante o evento, promovido pelo governo de MS.
Com palestrantes de Minas Gerais, Distrito Federal, Mato Grosso do Sul, São Paulo e até do Chile, o encontro, que se encerra nesta quinta-feira, 10, conta com uma vasta carga teórica, abordando as temáticas de policiamento em grandes eventos, reintegração de posse e processo de formação e capacitação em operações de choque, entre outros.
Ainda durante o seminário, foi realizada a exposição dos novos equipamentos e tecnologias que estão à disposição para aquisição pelas forças de segurança pública.
Formado no II Curso de Distúrbios Civis (CDC) da PMAC, o major “choqueano” do Acre destacou a padronização e o nivelamento nacional da área como pontos principais do evento. “O contato e proximidade entre as polícias possibilita saber as novidades tecnológicas, as inovações que cada polícia tem desenvolvido, como procedimentos e nomenclaturas da área, contribuindo para uma padronização em nível nacional da atuação em choque”, diz Bandeira.
O evento conta com a participação de todos os comandantes das unidades de Batalhão de Choque da Polícia Militar do Brasil ou de seus representantes, o que fortalece a integração entre as forças de segurança em nível nacional.
Fonte: Secom Acre