Meio AmbienteNotícias

Desmatamento no Pantanal aumentou 272% no primeiro semestre do ano

Compartilhar:

Desmatamento na região pantaneira em Mato Grosso do Sul cresceu 272% no primeiro semestre de 2023. Neste período, foram desmatados 25,5 mil hectares de área, enquanto no ano passado foram 9,3 mil hectares. Os dados são do Mapbiomas, divulgados pelo SOS Pantanal.

O município de Corumbá teve alta de 282% na prática. Entre janeiro e julho deste ano, foram desmatados 16,5 mil hectares somente na unidade administrativa, contra 4,3 mil hectares no mesmo período do ano passado.

Nos últimos quatro anos, a devastação no bioma tem crescido sem precedentes. Entre janeiro de 2019 e abril de 2023, foram desmatados mais de 120 mil hectares no Pantanal, que representa quase uma cidade de São Paulo. Desse total, quase 109 mil hectares (90%) ocorreram em Mato Grosso do Sul.

Na visão do biólogo e diretor de comunicação do SOS Pantanal, Gustavo Figueirôa, é urgente a criação de uma legislação nova para o Pantanal.

“Como previsto, os índices de desmatamento continuam subindo no Pantanal, principalmente em Mato Grosso do Sul, que concentra mais de 90% dessa perda de vegetação. É urgente que uma nova legislação para o uso do Pantanal entre em vigor, uma que ouça todos os setores da sociedade, e que novos estudos sejam realizados, levando em conta o fator da proteção ambiental”, destacou.

O instituto enfatiza que tem defendido a ampliação das fiscalizações em ações que envolvam instituições civis e oficiais, e a criação de uma lei federal que proteja o bioma, que também sofre com as queimadas.

Fonte:CGN

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo