O Google lançou a ‘Virtual Try-On’ (Provador Virtual, em português), uma ferramenta que utiliza inteligência artificial (IA) generativa para simular como peças ficariam em diferentes modelos. Segundo a empresa, a tecnologia é capaz de exibir, de forma realista, o caimento das vestimentas em cada tipo de corpo, com dobras, rugas e sombras. Além disso, a plataforma passou a oferecer filtros de busca mais avançados, que permitem experimentar itens semelhantes e refinar os resultados por estilo e cor.
Por enquanto a nova ferramenta só está disponível nos Estados Unidos e se aplica apenas à moda feminina e à marcas selecionadas – como Anthropologie, Everlane, H&M e LOFT. No entanto, a previsão é de que o recurso seja expandido em breve para outros países e passe a incluir novas lojas, além de roupas masculinas. A seguir, saiba mais sobre a nova funcionalidade do Google Shopping.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_08fbf48bc0524877943fe86e43087e7a/internal_photos/bs/2023/Y/D/RmfDPkRdOquCOEdI257A/blogimage1-zaa1dr7.width-1600.format-webp.webp)
Como o provador virtual do Google funciona?
Uma pesquisa realizada pelo Google mostrou que 68% das pessoas que compram roupas online têm dificuldade para saber como o produto ficará no corpo. Além disso, 59% dos clientes já se decepcionaram com peças que adquiriram na internet.
Para ajudar a solucionar esse problema, o recurso ‘Virtual Try-On’ utiliza Inteligência Artificial Generativa para criar imagens de vestimentas a partir de modelos pré-existentes. A ideia é de que o usuário escolha uma modelo com características físicas semelhantes às suas e visualize como as peças escolhidas ficariam em diferentes tamanhos, ângulos e poses. Para experimentar, basta procurar produtos no Google Shooping que tragam o selo “Try On”.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_08fbf48bc0524877943fe86e43087e7a/internal_photos/bs/2023/z/X/VRY6hHQni0TQegiaZJ6Q/image-8.png)
Moda inclusiva e diversidade de modelos
Ainda de acordo com o estudo realizado pelo Google, 42% das pessoas não se sentem representadas por modelos de sites de e-commerce de roupas. Pensando nisso, a plataforma selecionou 40 modelos com diferentes formatos de corpo, tipos de cabelo, etnias e cores, utilizando como referência a Escala de Tom de Pele Monk.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_08fbf48bc0524877943fe86e43087e7a/internal_photos/bs/2023/q/Y/J4iyzeQBisYCD27VSXJg/modellibrary-1.width-1000.format-webp.webp)
Filtros de busca mais sofisticados
Além do provador virtual, o Google Shopping também introduziu novos filtros, que permitem que os consumidores refinem suas buscas com mais precisão. Com o auxílio da Inteligência Artificial, os clientes poderão encontrar os produtos desejados com mais agilidade e preços acessíveis.
Os usuários também terão a opção de utilizar uma peça de vestuário específica como referência para suas buscas, encontrando produtos semelhantes ou complementares. Os novos filtros também possibilitam refinar as pesquisas a partir do estilo, cor e padrões visuais.
Com informações de Google