O cenário do tempo em Mato Grosso do Sul para o começo deste mês de agosto deve seguir com tempo seco e temperaturas altas. Nesta quarta-feira (2), os 79 municípios do Estado estão com alerta de baixa umidade. Somente a partir de sexta-feira (4) é que os índices devem melhorara na região sul e fronteira.
Já o alerta perigo potencial (amarelo) abrange todo o restante de Mato Grosso do Sul. O risco é de umidade entre 30% e 20%. A região norte foi a mais afetada e Sonora registrou a menor umidade do dia com 15%.
A meteorologista do Inmet, Andrea Ramos, explicou que desde o dia 20 de julho as temperaturas e umidade do ar estão aumentando. Ela explicou que o motivo é um bloqueio atmosférico que impede a formação de nuvens e chuva.
Destacou que a tendência é que permaneça para a maioria do território de Mato Grosso do Sul o tempo assim até por volta do dia 10. Na região sul, a situação deve melhorar a partir do final de semana. Porém, o mês de agosto pode ter umidades do ar abaixo dos 15%.
Duas frentes frias – A última chuva registrada no Estado foi no dia 13 de julho, com isso, a estiagem já dura aproximadamente três semanas. O meteorologista Natálio Abrãao informou que uma frente fria deve atingir Mato Grosso do Sul por volta do dia 9 com rajadas de vento que devem se aproximar dos 90 km/h com aumento de nuvens e chuvas.
Ele explica que em Bonito, a possibilidade é de mínimas de 9º e 11ºC a partir do dia 10. Já no extremo sul, as mínimas devem chegar a 8ºC. Depois, o sol volta com força ao Estado. Porém, no dia 19, há prevista nova frente fria, segundo Natálio.