Meio AmbienteNotícias

Onça-pintada é a rainha do Pantanal, confira:

Compartilhar:
A jornada de Ricardo Martins pelo Pantanal, no Mato Grosso, ainda não acabou! Aliás, até parecia ter chegado ao fim, mas ele voltou lá só para registrar o maior felino das Américas. Dá para acreditar?

Pois é, esse incrível fotógrafo de natureza não pôde deixar de captar a beleza fascinante da onça-pintada. E, certamente, ele também aproveitou a oportunidade para admirar outros bichos que habitam a região.

Sinta a viagem! Veja como foi a volta de Martins ao Pantanal – MT:

Onça-pintada: o grande ícone das matas brasileiras

Atenção: você pode se deparar com um dos animais mais simbólicos da fauna brasileira às margens dos rios do Pantanal. O Brasil, inclusive, é um dos países que ainda abrigam a onça-pintada, e a maior ocorrência desse bicho é justamente na região pantaneira. Em outros locais, como os Estados Unidos e Uruguai, a espécie já foi extinta.

A onça-pintada (Panthera Onca) possui hábitos mais solitários, sendo que macho e fêmea só se encontram na época do acasalamento. Geralmente, nascem apenas um ou dois filhotes, que vão ficar sob os cuidados da mãe até completarem dois anos.

Ah, outro fato interessante é que durante o dia o bicho quase não aparece, ou melhor, prefere dar o ar da sua graça ao entardecer e na parte da noite.

Estamos falando de um felino que está no topo da cadeia alimentar, e suas presas são animais silvestres. Capivaras, veados, tatus, jacarés e outros bichos são alvo desta espécie. Seu porte robusto, que pode chegar a 135 kg, e sua força extraordinária fazem com que o ícone das matas brasileiras seja temido pelos humanos.

Porém, do outro lado da moeda, as atividades de caça e o desmatamento são grandes ameaças para a permanência da onça-pintada na nossa fauna. É por isso que a presença do felino sugere que aquele ecossistema possui boas condições de conservação ambiental.

Onça-pintada nas águas do Pantanal, olhando diretamente para a câmera. À frente da imagem, vegetação aquática com folhas verdes.
Onça-pintada no Pantanal, pelos olhos do fotógrafo de natureza, Ricardo Martins.

Fotografia, conservação ambiental e onça-pintada: qual a relação?

Existem projetos ambientais que visam à proteção do animal, e a fotografia é uma das formas de catalogar a população de onças-pintadas. Você sabia?

Olha só que legal: as manchas escuras na pele amarelada do felino não são somente uma característica estética, mas também um tipo de impressão digital. Os pesquisadores, então, fotografam os animais para registrar, identificar e realizar estudos não invasivos a respeito da espécie.

Fonte: Equipe Vai por Mim + Ricardo Martins

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo