Preparem os casacos: Frio deve voltar a Bonito com mínimas de 8ºC na semana que vem
Os Bonitense já podem se preparar para enfrentar um frio que deve chegar a mínimas de 8ºC em Bonito na semana que vem e também elevar a umidade relativa do ar, que está baixa no Estado.
Segundo o meteorologista do Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e Clima de MS), Vinicius Sperling, a nova frente fria deve quebrar o bloqueio atmosférico que está impedindo as chuvas e temperaturas geladas no Estado.
A nova frente fria deve ser sentida na quarta-feira (12) e quinta-feira (13) da semana que vem. Conforme indicativo da previsão do tempo, Bonito devem registrar mínimas de 8ºC e as máximas não passam de 19°C na sexta-feira (14).
As cidades a oeste do Estado também vão sentir o frio com mais intensidade. Entretanto, conforme Sperling, essa nova frente fria deve ser apenas um aperitivo.
“Esse bloqueio atmosférico começa a perder força a partir de hoje e aparentemente se quebra esse bloqueio com essa frente dos dias 11 e 12, mas eu já vi modelos indicando para o dia 14 [sexta-feira] temperaturas menores já”, revelou.
Bloqueio mudou a cara do inverno
Uma frente fria passou pela região sul do Brasil, no início da semana, e uma massa de ar por trás deste fenômeno influenciou a queda das temperaturas mínimas em MS. Ele agora está sobre o oceano Atlântico, bem bem afastada.
Cidades de Mato Grosso do Sul amanheceram com temperaturas mínimas de 8°C a 10°C nesta quarta-feira (5), apesar do bloqueio atmosférico. Municípios da região sul tiveram madrugadas frias, como Amambai (8,5°C), Iguatemi (8,9°C). Outras regiões, como Maracaju (9,2°C), Paranaíba (9,6°C), Rio Brilhante (10°C) e Campo Grande (17,8°C), tiveram mínimas consideráveis.
Baixa umidade
O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) emitiu alertas de baixa umidade do ar, em índice crítico de 12 a 40%, principalmente em 15 cidades. A recomendação é ingerir bastante água e evitar esforço física em horas de sol mais alto, como das 9h às 17h.