Para o guia Fábio Paschoal, o relato e os vídeos a seguir descrevem “um dos avistamentos mais incríveis” de onça-pintada que ele já fez até então. Após alugar sua casa e doar todos os móveis para viver em meio aos felinos no Pantanal de Mato Grosso do Sul, o também biólogo e fotógrafo presenciou uma cena rara no bioma: avistou a reunião improvável de 6 onças-pintadas nas condições menos óbvias possíveis.
A cena que fez Paschoal entrar em êxtase foi registrada no mês de junho no pantanal sul-mato-grossense, na região de Miranda. “A onça Surya estava chegando na carcaça trazendo seus dois filhotes Jerônimo e Juba. A Fera [outra fêmea mãe] estava com [seu filhote] Samba, impôs respeito e fez a Surya recuar, mas Jerônimo estava com fome e ficou firme ali enquanto a Fera foi para a carcaça”, inicia o guia em relato.
Situação hipotética
Até então, já eram 5 onças juntas, numa possível disputa pelo alimento: a carcaça de um animal. Se a cena já parecia improvável o bastante, a situação conseguiu ficar ainda mais hipotética com a chegada da sexta onça, um macho gigante que só pela presença já deveria fazer todo mundo correr. Mas não foi o que aconteceu.
“Depois que a Fera foi pra carcaça, Jerônimo ficou firme e forte por ali enquanto a Surya recuava. Samba se aproximou e, para o espanto de todos, começou a brincar com Jerônimo. Mas os dois pararam assim que ouviram o barulho de uma onça rosnando: Cascalho, um macho gigante, apareceu no local!”, relembra Paschoal.
Seis de uma vez: onças impressionaram guia
Conforme o relato, o macho Cascalho passou por Jerônimo e depois por Samba, que encararam ele, e se dirigiu para a carcaça. Vale lembrar que Cascalho não tem nenhum parentesco com esses filhotes das fêmeas. “A Fera nem ligou para a presença do macho. Cascalho chegou e se alimentou junto com Fera e Samba, enquanto Surya, Jerônimo e Juba esperavam sua vez no capão do lado. 6 onças de uma vez! Que avistamento surreal”, destacou, evidenciando que o encontro de tantas onças sem nenhum “arranca-rabo” é raríssimo, bem como a divisão de uma carcaça sem briga alguma.
Por fim, Fábio Paschoal descreve a cena incrível com riqueza de detalhes. “São filhotes de mães diferentes. O Samba é filho da Fera e o Jerônimo é filho da Surya. As mães estão aqui do lado, estão brincando. Cara, que coisa doida. Seis de uma vez. Tem seis onças aqui, agora chegou esse macho. Rapaz… o filhote encarou o macho. Um macho e uma fêmea com filhote dividindo a mesma carcaça, o que não é muito comum. Que doideira”. Confira:
Fonte:MM