Muitas pessoas já estão ansiosas para saber quando acontece a?Black Friday 2023. É exatamente por isso que estamos aqui! Para te auxiliar em todos os detalhes relacionados a esse grande evento comercial, que promete oferecer enormes oportunidades a todos os consumidores.
Portanto, fique ligado em todas as questões que envolvem a Black Friday, pois abordaremos as perguntas mais frequentes feitas por consumidores e lojistas. Acompanhe!
Que dia é a Black Friday 2023?
A Black Friday 2023 acontecerá?em 24 de novembro. Parece longe, não é mesmo? Mas como a data é uma das mais importantes – não só no Brasil, como no mundo –, o preparo já deve começar!
Afinal, com tantos descontos à vista, é necessário procurar lojas com credibilidade para aproveitar as promoções. E o mais importante: fugir de golpes que acontecem na Black Friday anualmente.
Com novidades e inúmeras vantagens para os clientes, o dia 24 de novembro tende a ser movimentado. São milhares de lojas participantes no Brasil e no mundo, com muito interesse em fazer deste evento melhor que o anterior.
Como funcionam as ofertas da Black Friday?
Diferente do que acontece em ofertas tradicionais, a Black Friday é um evento que acontece na sexta-feira após o Dia de Ação de Graças – comemorado, principalmente, nos Estados Unidos –, durante 24 horas.
Além disso, os descontos são bem maiores nessa época, o que ajuda a deixar as lojas lotadas no período. O ideal é ficar de olho no produto desejado e procurar por empresas que começam a focar no item antes mesmo da data chegar.
Os lojistas oficiais também entram nessa lista, viu? Afinal, muitos lucram pela quantidade de artefatos vendidos na Black Friday. Então, mire no que você quer!
O que significa Black Friday?
Em tradução literal, “Black Friday” significa?“Sexta-feira Preta”. O termo teria surgido em 1869, por conta de dois investidores que queriam manipular o mercado de ouro na Bolsa de Nova York. Apesar de sua tentativa ambiciosa, a questão acabou tendo o efeito oposto e diversas pessoas tiveram muito prejuízo.
Mesmo com a aura negativa, temos a ?ressignificação dessa ideia. Portanto, a ocasião é celebrada em diversos locais para que o setor varejista seja aquecido com promoções de todos os tipos.
Como surgiu a Black Friday?
A teoria mais aceita sobre o surgimento da Black Friday apresenta a ideia de que a sexta-feira, após o Dia de Ação de Graças, era tradicionalmente “emendado” com o final de semana. Dessa forma, o público saía às compras, especialmente pelo período ser perto do Natal.
Ah, vale lembrar que a primeira tentativa de colocar inúmeros produtos em promoção não deu certo. E pasmem, isso foi em 1869! Bom, o que podemos dizer é que, com alguns ajustes, o negócio alavancou e hoje faz o maior sucesso.
Por fim, a partir do final dos anos 1960, muitas lojas passaram a se unir em promoções imperdíveis, garantindo ótimos descontos?para os consumidores e aquecendo toda a rede de vendas local. A ideia se expandiu para o mundo todo e chegou finalmente ao Brasil, com novidades e outras questões interessantes para a rede varejista de todas as regiões.
Como acontece no Brasil?
Inspirada nos vizinhos da américa do norte, o solo brasileiro possui suas próprias peculiaridades quando o assunto é Black Friday. Aqui, lojistas físicos também se preparam para a data, mas o forte mesmo é o e-commerce.
Os sites de todo o Brasil se preparam meses antes para receber usuários assíduos por ofertas de 50%, 60%, 70% e até mais. Seja em eletrodomésticos, eletrônicos, livros, móveis ou tantos outros setores, o desejado é encontrar bons descontos, atendimento rápido, entrega eficaz e um pós-vendas preparado – até mesmo para receber reclamações depois da data ser finalizada.
Quais as diferenças entre a Black Friday dos EUA e do Brasil?
Acima já adiantamos uma das particularidades da Black Friday no Brasil. Porém, existem outras que devemos prestar atenção antes de sair às compras. Veja:
-
O foco brasileiro é em produtos vendidos de forma online. Ou seja, em e-commerces especializados;
-
No Brasil, existem empresas que deixam os valores com descontos por até uma semana. Diferente do que acontece nos EUA e outros países com a cultura já antiga, em que as promoções ficam presentes por até 24 horas;
-
A Cyber Monday, ofertas que se estendem até segunda-feira, está sendo empregada no Brasil recentemente. Os norte-americanos já estão acostumados com a data faz tempo;
-
Os preços nos EUA tendem a ser bem menores dos praticados no Brasil. Entretanto, isso está mudando e os brasileiros já estão de olho em preços que realmente valem a pena.
O que comprar na Black Friday?
Eletrônicos, eletrodomésticos, livros, artigos para casa, decoração, roupas, tênis, itens de saúde e objetos de uso pessoal são só algumas das possibilidades. Ah, não podemos esquecer de serviços gerais e de viagem.
Amazon, KaBum, AliExpress, FastShop, NetShoes, Booking.com e tantas outras empresas são ótimas escolhas quando o assunto é desconto na Black Friday. Tudo vai depender de qual é o produto ou serviço desejado.
Quais lojas estarão participando da Black Friday 2023?
De maneira oficial, muitas lojas grandiosas já anunciaram sua participação no Black Friday 2023. Dessa maneira, você poderá aguardar pelos descontos sem muitas preocupações.
Atenção: analise se o site em que está adquirindo o item é realmente seguro. Afinal, por se tratar do consumo online, cibercriminosos podem aproveitar para aplicar golpes e fraudar compras.
Quando termina a Black Friday?
Culturalmente, a Black Friday termina à meia-noite do sábado. Ou seja, no ano de 2023, o término está previsto para o dia 25 de novembro. Mas, como no Brasil a data pode se estender, o fim depende de lojista para lojista.
Portanto, recomendamos ficar de olho nos produtos desejados mesmo depois da tradicional finalização. Existem situações em que os produtos ficam até mais baratos ao fim da data – muito por estratégia das empresas.
Fonte: TecMundo