Boletim de Monitoramento de Secas divulgado pelo Cemtec-MS (Centro de Monitoramento do Tempo e Clima de Mato Grosso do Sul) mostrou a gangorra climática no Estado, no mês de maio. Apenas no mês citado, MS registrou a temperatura mínima de 4ºC e a máxima de 34ºC.
A menor temperatura (4,3ºC) foi registrada em 14 de maio em Iguatemi, enquanto o recorde de máxima de maio foi em Três Lagoas, quando marcou 34,8ºC, em 6 de maio. Já a maior rajada de vento observada foi de 67,3 km/h, em Bonito, no último dia 28 de maio.
Além disso, a menor umidade relativa do ar foi registrada na casa de 14% em Costa Rica, no dia 13 de maio. Ainda conforme o boletim, grande parte do Estado não teve seca relativa. Somente os municípios de Aparecida do Taboado, Cassilândia, Paranaíba e Selvíria tiveram seca fraca, segundo o Cemtec.
Chuvas acima da média
O mês de maio teve acumulados significativos de chuva que variaram entre 80-140 mm, tanto que as precipitações ficaram acima da média histórica. Esse dado representa 75-125% acima da climatologia. Porém, uma parte grande dos municípios registram chuvas abaixo da média histórica.
As precipitações do Estado estão associadas ao avanço de frentes frias e cavados, disponibilidade de calor e umidade e a atuação de áreas atmosférica. Dos 36 municípios analisados, 10 tiveram chuvas acima da média histórica e 16 municípios tiveram chuvas abaixo da média histórica.
Confira:
Bonito teve a maior precipitação mensal do Estado, com 129 mm de acumulado – 14% acima da média histórica. Por outro lado, Paranaíba teve 17,2 mm de chuvas, ficando 69% abaixo da média histórica.
Em Campo Grande registrou precipitação acumulada mensal de 117,2 mm, representando 21% acima da média histórica.
Fonte:MM