DestaqueNotíciasTurismo

Cuidados muito além de preços de passagens e hospedagens

Compartilhar:

Viajar ficou mais fácil, o mundo está mais acessível, mas o grande movimento de pessoas circulando por seus destinos turísticos tem causado impactos negativos ao meio ambiente e às culturas locais cada vez maior a cada ano. Os esforços de cidades e lugares que vivem do turismo para atrair receitas no mercado de viagens deu lugar à preocupação com os efeitos das atividades turísticas.

Primeiro passo: Cuide na hora de pesquisar o hotel e a agência de turismo. Além do preço e da qualidade do serviço no seu destino, observe fatores como os esforços para manutenção e preservação daquele local; existência de certificados de sustentabilidade, uso de produtos regionais e emprego de pessoas da comunidade local; idoneidade e respeito à fauna e flora locais.

Escolha hospedagem próximas às atrações turísticas, permitindo fazer deslocamento a pé ou via transporte público. Considere viajar para destinos menos populares. Viajar para cidades com infraestrutura que de fato consiga absorver o fluxo de turismo, sem formar multidões.

Caso opte por um destino popular, busque explorar os arredores do local e se hospedar em regiões menos turísticas com menor procura e menos lotação. Vale lembrar que destinos menos badalados não são menos interessantes. Informe-se sobre seu local de destino.

É fundamental buscar informações sobre a cultura, a história e as tradições do destino de viagem antes de embarcar. Isso ajuda você a entender melhor a comunidade local e a evitar comportamentos ofensivos ou inadequados. Veja outras dicas importantes:

CONHECER E RESPEITAR A CULTURA LOCAL – O respeito à cultura local e aos costumes da comunidade fazem parte do turismo sustentável. Nesse sentido, alguns cuidados básicos são fundamentais: se quiser tirar fotos com moradores locais (especialmente se houver crianças), sempre peça seu consentimento; tenha cuidado para não entrar (e não fotografar) locais privados sem permissão; vista-se de acordo com os costumes locais, principalmente na visita a templos, igrejas e outros centros sagrados/religiosos.

PRIORIZAR SERVIÇOS LOCAIS – Para estimular a economia local, prefira consumir em lojas e restaurantes que são gerenciados por residentes e que utilizem insumos da região. Se for necessário frequentar comércios de redes internacionais, busque saber se há emprego da mão de obra regional em diferentes cargos.

CUIDADO COM O SEU LIXO – Não se esqueça do cuidado com seu lixo! O turismo irresponsável acumula toneladas de detritos em cidades, áreas naturais e reservas, contribuindo para o grave quadro de desequilíbrio atual. Em acampamentos, trilhas ou áreas de lazer, certifique-se de coletar seu lixo e, de preferência, encaminhe-o para reciclagem.

EXPLORAÇÃO ANIMAL  – Tenha  cuidado com atrações turísticas que trabalham com exploração animal. É preciso assegurar boas condições de vida para esses animais. Em destinos que promovam o contato com a vida selvagem, prefira passeios promovidos por projetos ecológicos e de preservação da natureza local, além de não alimentar os animais e não comprar produtos que explorem o ecossistema, como os feitos de conchas, coral e ossos.

 

Fonte:LadoB

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo