O governo de Mato Grosso do Sul lançou o programa “MS Saúde: Mais Saúde, Menos Fila”, nesta segunda-feira (8), em Campo Grande. O projeto visa zerar a fila de mais de 15 mil cirurgias eletivas até abril do ano que vem, segundo anúncio feito pelo governador do estado, Eduardo Riedel (PSDB).
Ao todo, o investimento será de R$ 45 milhões de recursos próprios e R$ 7,9 milhões de recursos federais. Além da pretensão de zerar a fila das cirurgias eletivas, o governo estadual pretende levar consultas e exames à população dos 79 municípios de Mato Grosso do Sul.
Prefeituras e estabelecimentos de saúde poderão fazer adesão ao programa.
No pacote de investimentos estão as cirurgias reparadoras, como as de correção de orelhas e as plásticas mamárias. Este tipo de procedimento é voltado para os pré-adolescentes e jovens em idade escolar, a fim de evitar o bullying nas escolas.
“Para você ter uma ideia foram mais de 140 casos de bullying no Mato Grosso do Sul, nós temos previstas mais de 300 cirurgias reparadoras no estado, neste programa. É fundamental para darmos aos adolescentes. Agora vamos operacionalizar com a rede credenciada”, comentou Eduardo Riedel.
Fonte:g1