NotíciasPolítica

Murilo Zauith deve ser o candidato do União Brasil à prefeitura de Dourados

Compartilhar:

As articulações para as eleições municipais do próximo ano não param, e os principais partidos de Mato Grosso do Sul já colocaram no tabuleiro dessa estratégica partida de xadrez seus peões, torres, cavalos, bispos, rainhas e reis.

No caso do União Brasil, que enfrenta uma disputa interna pelo comando da legenda no Estado, com duas diretorias diferentes eleitas e representando os grupos liderados pela senadora Soraya Thronicke, de um lado, e pela nova responsável pela Superintendência Regional de Desenvolvimento do Centro-Oeste (Sudeco),

Rose Modesto, do outro, o nome que surgiu para concorrer à prefeitura de Dourados foi o do ex-vice-governador Murilo Zauith.

Nome forte dentro da política sul-mato-grossense, Murilo Zauith faz parte do grupo liderado por Rose Modesto, inclusive, tendo sido eleito como vice-presidente estadual do União Brasil ao lado da ex-deputada federal.

Segundo fontes ouvidas pelo Correio do Estado, caso Zauith aceite o desafio de disputar o cargo de prefeito de Dourados, o qual já ocupou ao ser eleito e reeleito com mais de 80% dos votos válidos no pleito de 2011 e 2012, deve embaralhar de vez o jogo político na segunda maior cidade de Mato Grosso do Sul.

Afinal, além do atual prefeito Alan Guedes (PP), que tem o total apoio do partido para tentar a reeleição em 2024, também já demonstraram interesse pelo cargo o experiente deputado estadual Zé Teixeira (PSDB), o forte deputado federal Geraldo Resende (PSDB), o carismático radialista e ex-deputado federal e estadual Marçal Filho (PP), o ex-candidato a senador Tiago Botelho (PT) e o deputado federal Rodolfo Nogueira (PL), que conta com o apoio do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

Ao Correio do Estado, a presidente estadual do União Brasil, Rose Modesto, garantiu que Murilo Zauith só não será o candidato do partido nas eleições municipais de 2024 em Dourados caso realmente não queira mais voltar para uma desgastante campanha eleitoral.

“O Murilo tem qualidade e está preparado para ser o que ele quiser na política de Mato Grosso do Sul. É uma liderança respeitada nacionalmente, e, se ele quiser, com certeza o partido estará muito bem representado na disputa pela prefeitura de Dourados em 2024”, assegurou Rose Modesto.

No ano passado, o União Brasil cogitou lançar o nome de Murilo Zauith para ser o candidato a vice-governador na chapa que tinha como candidata Rose Modesto, e pesava para essa escolha o fato de a liderança política douradense estar, na época, cumprindo o terceiro mandato de vice-governador.

Ele já foi vice do ex-governador André Puccinelli (MDB) e era o vice do então governador Reinaldo Azambuja (PSDB). De 1982 para cá, ano em que um governador foi eleito pela primeira vez pelo voto depois da criação de Mato Grosso do Sul, em 1977, metade dos vices tinha saído de Dourados.

Porém, como no ano passado Murilo Zauith declinou do pedido por problemas de saúde, pois tinha ficado doente em janeiro de 2021 por Covid-19, sendo levado para São Paulo, onde foi tratado, o mesmo pode acontecer agora.

No entanto, no momento, Zauith está muito mais fortalecido fisicamente e teria totais condições de saúde para enfrentar uma campanha eleitoral de forte nível, como deve ser a de 2024 no município de Dourados.

A reportagem tentou falar com o ex-vice-governador Murilo Zauith, mas, até o fechamento desta edição, não obteve sucesso. O espaço está aberto para que ele possa se manifestar a respeito do assunto.

SAIBA

Natural de Barretos (SP), Murilo Zauith é um político e empresário brasileiro. Filiado ao União Brasil, foi vice-governador de Mato Grosso do Sul de 1º de janeiro de 2007 a 1º de janeiro de 2011, no primeiro governo de André Puccinelli (MDB), e de 1º de janeiro de 2019 a 1º de janeiro de 2023, no segundo governo de Reinaldo Azambuja (PSDB).

Ele também foi deputado estadual por dois mandatos (1995 a 1999 e 1999 a 2003) e deputado federal por um mandato (2003 a 2007). Foi prefeito da cidade de Dourados no período de 23 de fevereiro de 2011 a 1º de janeiro de 2017.

 

Fonte:CE

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo