A marca alemã BMW apresentou o modelo R 1250 GS Ultimate Edition, em série limitada de apenas 2.100 unidades. Ao estilo Triple Black, a moto é equipada com pacotes estéticos Shadow I e Shadow II, além de acabamento personalizado e exclusivo.
Os detalhes incluem emblemas e inscrições referentes ao “Kit Ultimate”, que não serão replicados em outros modelos. Contudo, a parte técnica juntou as características de todas versões, em um modelo “definitivo”, que é exatamente a tradução de “Ultimate”.
Essa Ultimate Edition, inclusive, pode ser a última edição da BMW R 1250 GS. Ela será substituída pelo novo modelo R 1300 GS, que já está pronto e inclui vários avanços técnicos, embora ainda não revelados oficialmente. O aumento na capacidade do motor visa atender as normas de ruídos e de emissões Euro 5, cada vez mais rigorosas, em vigor a partir de 2024.
Entre as novidades da nova BMW R 1300 GS, estão o radar adaptativo de velocidade, com indicação de ponto cego, aprimoramento do controle variável de válvulas (Shift Cam), novo visual, com bloco de farol não assimétrico, novo quadro, escape e aerodinâmica com spoilers de ângulos variáveis, conforme a velocidade, e um painel em tela TFT colorida de 10,25 polegadas.
A BMW R 1250 GS Ultimate Edition tem componentes feitos a mão, em alumínio anodizado, e equipamentos da marca Option 719, uma espécie de grife de acessórios da marca. O motor de dois cilindros boxer tem 1254 cm3 e muita eletrônica embarcada.
O pacote Dynamic inclui ajuste eletrônico de suspensão (ESA), modos de pilotagem Pro e assistente de troca de marchas (quick shifter). Já o pacote Touring inclui piloto automático (cruise control), preparação para navegação, protetores de mão e suporte para malas.
Por fim, o pacote Confort inclui punhos aquecidos, chave inteligente de presença e escape Akrapovic em titânio com fibra de carbono. A iluminação é totalmente em LED, com faróis auxiliares. O para brisa é fumê, as rodas são raiadas em preto, assim como as barras de proteção do motor.
Boas vindas à BMW R 1300 GS
A BMW comemorou em abril a marca de 100 mil motos produzidas no Brasil, exatamente com o modelo R 1250 GS Adventure GS Trophy. Inicialmente, em 2009, a marca se instalou no parque industrial da Dafra, mas inaugurou sua própria fábrica em Manaus (AM) em 2016: é a única fora da Alemanha dedicada exclusivamente a motos.
A fábrica em Manaus (AM) também vai produzir, entre outros modelos, a nova R1300 GS (ainda sem data definida). Para isso, terá a área ampliada em 50%, o que demandará investimentos de R$50 milhões. A nova motocicleta R 1300 GS vai ter três versões e faz parte da linha GS, modelo mais vendido mundialmente pela marca.
Motor boxer
A primeira BMW GS (Gelande Strasse, ou Campo e Cidade) foi apresentada em setembro de 1980, com motor de dois cilindros contrapostos, ou boxer, com 798 cm3 e 50 cv, refrigerado a ar. De lá para cá, evoluiu constantemente. Entre os feitos, o modelo disputou e venceu o badalado Rally Paris Dakar, sempre com o prefixo “R”, que caracteriza os motores boxer.
A BMW registrou as versões R 1300 GS, R 1400 GS e M 1300 GS. A exemplo das versões F 750 e F 850 GS, que são equipadas com o mesmo motor de dois cilindros em linha, porém, com potência eletronicamente diferentes, além de rodas, suspensões e outros itens, a nova moto R 1300 GS deve seguir linha semelhante.
As versões R 1300 e 1400 GS também devem compartilhar o mesmo motor, porém com aplicações distintas: mais e menos off-road, por exemplo. Outra hipótese é que a versão Adventure, com tanque maior e outros requintes, deixe de existir, substituída pela versão M 1300 GS, o que abriria uma nova divisão.
O visual vai ganhar farol em um bloco único, deixando de ser assimétrico depois de anos. O quadro em tubos de aço com nova geometria será mais baixo, mas vai continuar com transmissão final por cardã e monobraço na suspensão traseira. O novo escape terá ponteira com dupla saída, a eletrônica será refinada e o enorme painel em tela TFT colorido virá da linha de carros da marca.
Fonte: vrum