NotíciasTecnologia

Cientistas encontram novo mineral criado por queda de raio

Uma colaboração entre pesquisadores da Universidade do Sul da Flórida, Estados Unidos, e da Universidade de Florença, Itália, pode ter descoberto um novo grupo mineral, produzido por impactos de raios. A descoberta foi publicada na revista Communications Earth & Environment.

A queda de raios não é um evento raro, sendo que em muitas regiões, tempestades elétricas são amplamente documentadas.

Quando os raios atingem o solo, eles podem gerar uma espécie de assinatura no solo, com o derretimento e fusão de compostos minerais, formando um fulgurito.

Amostra de fulgurito encontrado em New Port Richey, ns Estados Unidos
Amostra de fulgurito encontrado em New Port Richey, ns Estados UnidosFonte:  Matthew Pasek

Apesar de não serem incomuns, um desses minerais encontrados em New Port Richey, na Flórida, chamou a atenção dos pesquisadores.

Analisando a composição da peça, os cientistas descobriram um elemento nunca encontrado de forma sólida, e natural, na Terra.

O material vitrificado e colorido apresentou um composto específico de fosfeto metálico, geralmente encontrado em meteoritos. O “raio fossilizado” de New Port Richey é um achado sem precedentes.

Amostra de fulgurito encontrado em New Port Richey, ns Estados Unidos

O fosfeto é um composto produzido pela redução do fosfato. Os pesquisadores explicam que apesar do fosfato não ser raro na Terra, sua redução a fosfeto só ocorre em condições de alta energia, em condições específicas.

Atingida por um raio, a raiz que produziu esse fulgurito acabou somando as condições específicas de componentes físico-químicos, com a alta energia produzida pela descarga elétrica.

Pela raridade e singularidade do achado, os pesquisadores informam que ainda não é possível se pensar em usos práticos para o material.

No entanto, os estudos e a pesquisa sobre as condições de produção do material, e se ele poderá ser classificado como um novo mineral irão continuar.

Fonte:TecMundo