DestaqueNotícias

Embrapa levará tecnologias para a Expocanas, em Nova Alvorada do Sul

Compartilhar:

De 29 de março a 2 de abril acontece em Nova Alvorada do Sul a Expocanas. A Embrapa Agropecuária Oeste estará presente levando tecnologias que podem contribuir com aumento de produtividade de grãos e de cana-de-açúcar em ambientes restritivos.

No evento, os visitantes poderão participar do “Tour da Sustentabilidade”, onde por meio de uma Unidade Demonstrativa que permitirá ver no local e aprender sobre: “Construção de perfil de fertilidade do solo”, com o pesquisador Carlos Hissao Kurihara; “Como proteger o solo: plantas de cobertura”, com o pesquisador Cesar José da Silva; “Posicionamento da soja em solos arenosos”, com o pesquisador Rodrigo Arroyo Garcia e “Consórcio de soja com Panicum BRS Tamani”, com o pesquisador Luis Armando Zago Machado.

O ‘Tour da Sustentabilidade’ acontece todos os dias do evento, em quatro horários distintos, sendo dois no período matutino (8h e 10h) e outros dois no período vespertino (13h e 15h).

Consórcio de culturas

O pesquisador Cesar José da Silva, destaca que as tecnologias demonstradas durante o evento podem contribuir com a recuperação de ambientes restritivos e explica “por meio de lavouras consorciadas entre capins e variedades distintas de crotalárias (adubos verdes), os participantes poderão verificar as diferenças nos sistemas radicular das espécies,  nas trincheiras instaladas.”

No local também sertá possível ver os benefícios dessa tecnologia para construção e proteção de solo, que contribui com a produção de palhada de qualidade e a fixação biológica de nitrogênio.

O Chefe-Geral da Embrapa Agropecuária Oeste, Harley Nonato de Oliveira, explica que a Unidade da Embrapa, localizada em Dourados, trabalha no desenvolvimento e validação de tecnologias que possam contribuir no desenvolvimento da agropecuária na região Centro-Oeste do Brasil e destaca “a participação da Unidade na Expocanas pretende demonstrar soluções tecnológicas já desenvolvidas ou em fase de validação, levando ao setor agropecuário,  alternativas sustentáveis que possam contribuir com o manejo e a produtividade das culturas em  ambientes restritivos, tanto para os interessados na produção de cana-de-açúcar quanto para os agricultores e pecuaristas interessados em diversificar suas atividades”.

Saiba mais

Nova Alvorada do Sul, sede da Expocanas, município possui a segunda maior área de produção de cana-de-açúcar do Brasil. O evento surgiu a partir de Encontros Tecnológicos e já faz parte do calendário anual de eventos do município.

 

Fonte:CGN

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo