O dono de um circo foi multado, nesta segunda-feira (13), em R$ 47 mil por usar duas cobras das espécies jiboia e píton durante apresentações circenses, em Amambai. Na página do circo em uma rede social, as cobras eram expostas como atração em fotos junto aos espectadores.
Veja abaixo:
Proibição
O proprietário da empresa, morador de Vila Velha (ES), afirmou que não sabia da proibição de uso dos animais nas apresentações em Mato Grosso do Sul. A proibição consta na lei estadual 3.642/2009, que proíbe o uso de qualquer tipo de animal como atrativo.
No entanto, no Espírito Santo também é proibido o uso de animais em espetáculos circenses, conforme a lei estadual 9.399/2010.
O homem disse à polícia que adquiriu há três anos as serpentes, que são domesticadas, por doação de um amigo, que também é proprietário de um circo.
De acordo com a PMA, o suspeito vai responder por crime ambiental de introduzir espécime no país sem autorização, por causa da serpente exótica, com pena de três meses a um ano e por manter animais silvestres ilegalmente em cativeiro, pela jiboia, com pena prevista de seis meses a um ano de prisão.
Fonte:g1ms