O diretor presidente da Sanesul, Renato Marcílio, recebeu o prefeito de Bodoquena, Kazu Horii, cidade onde a empresa deverá investir na ampliação da reservação de água tratada. O objetivo é construir mais um reservatório apoiado em aço carbono com capacidade de armazenar 500 mil litros. Esse será um reforço e segurança no sistema de abastecimento, já que os reservatórios armazenam a água tratada em grande quantidade antes de ser distribuída pela rede do município.
Em Bodoquena, assim como nos outros 67 municípios atendimentos pela Empresa de Saneamento de MS, a água já é universalizada, ou seja, há estrutura de distribuição para fornecer o produto para todos os imóveis.
Para isso, ao longo dos seus 44 anos completados em janeiro desde ano, a empresa viabilizou projetos específicos para cada município, atingindo o seu objetivo. Atualmente, a concessionária direciona forte investimento na construção de novos reservatórios e, principalmente, na perfuração de poços que garantem a produção/captação de mais água.
A maioria das cidades possui o abastecimento de água feito por meio de poços tubulares profundos, atualmente são 461 em atividade.
Setorização e reforço de rede
Além do reservatório apoiado de 500m³, o projeto para Bodoquena contempla a setorização e reforço de rede, a padronização de ligações domiciliares de água, uma adequação da adutora do poço BDQ-006, e construção de nova adutora.
Sistema de abastecimento de Bodoquena em funcionamento na cidade
A previsão é de que as obras iniciem neste primeiro semestre.
Cobertura de Esgotamento Sanitário em Bodoquena
Localizada na região Sudoeste do Estado, a cidade de Bodoquena já possui 85% da área de cobertura de esgoto. É uma das primeiras a atingir tal marca e está bem próxima da universalização, meta que a companhia busca alcançar, obedecendo a determinação do Governo do Estado de MS.
Desde a promulgação do novo marco em 2020, a empresa trabalha para viabilizar projetos de ampliação e modernização da infraestrutura de saneamento, além de adotar tecnologias mais eficientes e sustentáveis, para oferecer saneamento básico para toda a população até 2033.
Fonte: Acom Sanesul