De acordo com Márcio, o diferencial da Lobo Guará é aliar o ciclismo em áreas de exuberante fauna e flora à contação de histórias sobre a região e ao plantio de mudas nativas, garantindo uma experiência sustentável aos clientes. “Já plantamos 11 mil mudas de árvores em todos esses anos. Eu sempre gostei muito desse lugar e faço o que posso para preservar. As pessoas veem isso e também fazem sua parte participando das trilhas e plantando as mudas, ao mesmo tempo em que se encantam com as histórias locais e as curiosidades que conto sobre as plantas e animais”, afirmou o empresário.
O empreendedor relembra que a origem do nome do negócio está ligada ao seu propósito, a conexão com a natureza. “Uma vez, andando de bike na rodovia, um Lobo Guará saiu da mata e entrou na minha frente permanecendo por alguns quilômetros como se me guiasse. Foi então que decidi prestar uma homenagem a esse momento e batizar o meu negócio com esse nome em forma de respeito e gratidão”, completou Márcio Lima.
Turismo em alta
Empreendedores como Márcio Lima encontraram no turismo a possibilidade de geração de emprego e renda. Com o fim do período crítico da pandemia de Covid-19, o setor vem se recuperando cada vez mais, com potencial de expansão no País. Para se ter uma dimensão, o estudo “Uso de Novas Ferramentas Para Um Turismo Mais Sustentável e Eficiente”, publicado no Portal Sebrae de Ecoturismo, mostra que o mês de setembro de 2022 apresentou crescimento de 22,5% das atividades turísticas em relação ao mesmo período do ano anterior. Somente em Mato Grosso do Sul, ainda conforme a pesquisa, o turismo corresponde a 4% de todo o Produto Interno Bruto (PIB).
Quando o assunto é o ecoturismo, Mato Grosso do Sul se destaca por conta da região da Serra da Bodoquena e Bonito, que já foi eleita 16 vezes como o “Melhor Destino de Ecoturismo” do Brasil pela revista especializada “Viagem e Turismo”. O levantamento “Os Destinos de Ecoturismo: Mato Grosso do Sul”, também disponível no Portal, aponta que o ecoturismo é a terceira maior motivação de quem chega ao estado pela capital Campo Grande.
Polo Sebrae de Ecoturismo
O Polo Sebrae de Ecoturismo dedica-se à produção e disseminação de conteúdos voltados para ajudar diversas pessoas interessadas e envolvidas no setor do Turismo a implementar ações de forma prática à sua realidade, contribuindo assim para a construção de bases mais sustentáveis nos destinos turísticos brasileiros. Localizado em Bonito, na Unidade Regional do Sebrae/MS no município, o Polo de Ecoturismo é o primeiro do Sistema Sebrae voltado a este tema e o Portal Sebrae de Ecoturismo é uma de suas principais ações.
Dentre os objetivos do centro de referência, estão o aumento da competitividade dos pequenos negócios, com inovação e sustentabilidade; o aproveitamento dos recursos naturais e socioculturais de maneira consciente; o apoio da comunidade local no desenvolvimento do potencial turístico local; e a promoção de atendimentos, programas e ações que visem a conservação de recursos naturais.
Mais informações sobre o Polo Sebrae de Ecoturismo podem ser obtidas por meio do telefone (67) 3255-6500 ou clicando aqui. Outras iniciativas e serviços oferecidos pelo Sebrae/MS estão disponíveis pelo telefone 0800 570 0800 ou pela página oficial.
Fonte: Sebrae, por Filipi Yamashita