Visando a preservação de um dos principais rios de Bonito, a Ponte sobre o Rio Formoso, que encerra o trecho pavimentado da Rodovia do Turismo, será construída em estrutura metálica, com vão livre, ou seja, sem pilares diretos no rio. O pedido foi realizado pelo prefeito Josmail Rodrigues ao secretário da Seilog (Secretaria de Infraestrutura e Logística) Hélio Peluffo, com apoio do deputado Paulo Correa.
Com mais de 70% das obras de pavimentação Rodovia do Turismo concluídas, o desafio da empresa Via Magna, responsável pelo trecho é a construção da ponte sobre o Rio o Formoso (Ponte do Hormínio), que no projeto inicial, seguia os padrões utilizados na MS-345, por exemplo, com pilares de concreto diretamente no rio, porém após estudo técnico, solicitado pelo prefeito Josmail Rodrigues e apresentado ao secretário Hélio Peluffo, bem como ao Gerente de Contratos da empresa, Jerry Gibertoni, ficou claro a necessidade de um projeto específico para o trecho, respeitando a importância ambiental do Rio Formoso.
“Eu agradeço muito a parceria do Governo do Estado, governador Eduardo Riedel, por compreender a importância do Rio Formoso para Bonito e para todo o Brasil né. Estamos na Capital do Ecoturismo de MS e precisamos ter um olhar diferenciado aqui, quando se trata de diminuir os impactos no meio ambiente. Agradeço também ao deputado Paulo Correa, sempre apoiador das causas ambientais em nosso município e grande parceiro nas tratativas com o governo”, disse Josmail.
As obras de pavimentação da Rodovia do Turismo têm extensão de 9,73 km e incluem duas pontes; sobre o Córrego Bonito (20m), mais conhecida como Ponte do Matheus, que já está quase concluída e sobre o Rio Formoso (45m), conhecida como Ponte do Hormínio. O investimento total é de R$ 28,2 milhões e o projeto inclui ainda pista de ciclovia e passagem para animais (galerias), obedecendo ao Programa Estrada Viva.
A primeira etapa de pavimentação da Rodovia do Turismo contemplou o trecho de 1,5 km já entregue pelo governo entre o trevo com a MS-178 (Hospital Darci João Bigaton) e a Ponte do Mateus (Córrego Bonito), ao custo de R$ 2,5 milhões, incluindo rede de drenagem.
Fonte:PMB