NotíciasTecnologia

Celulares Xiaomi, Motorola e Oppo terão mensagens via satélite

Compartilhar:

A Qualcomm anunciou nesta segunda-feira (27) uma colaboração com marcas de celulares como Motorola, Oppo e Xiaomi para desenvolver dispositivos móveis 5G com comunicação via satélite. A funcionalidade utilizará o Snapdragon Satellite, que foi revelado no mês passado.

A solução oferecerá mensagens, em formato SMS ou em outros apps, que serão bidirecionais. Os usuários poderão utilizar as mensagens em locais em que não há sinal de internet para pedir ajuda ou se comunicar com familiares, por exemplo.

Segundo a Qualcomm, a tecnologia tem cobertura global de polo a polo e permitirá a comunicação em locais remotos, áreas rurais e offshore (no meio do mar).

A tecnologia é uma espécie de solução para Android do SOS de Emergência da Apple, que foi lançado pela empresa no final do ano passado.

Disponível para iPhone 14 em países como Estados Unidos e Canadá, a ferramenta é gratuita e permite aos usuários mandaram mensagens de emergência e compartilhar a localização em casos em que não é possível realizar uma chamada e não há internet disponível.

O Snapdragon Satellite
O Snapdragon Satellite é suportado pela órbita baixa da Terra (LEO) e pela constelação de satélites da companhia Iridium. A rede da Iridium oferece cobertura em todo o planeta, tem baixa latência e utiliza o espectro de banda L, que é resistente às intempéries.

A nova solução da Qualcomm, que ainda não tem data para chegar aos smartphones, estará disponível em todos os próximos sistemas 5G Modem-RF.

Além de Motorola, Oppo e Xiaomi, a iniciativa também será lançada para smartphones das marcas Honor, Nothing e Vivo.

“Ao incorporar o Snapdragon Satellite em dispositivos de próxima geração, nossos parceiros poderão oferecer recursos de mensagens via satélite graças a uma constelação LEO global que está disponível comercialmente e que pode permitir que assinantes em todo o mundo se comuniquem ao ar livre com provedores de serviços de emergência, bem como familiares e amigos”, afirmou Francesco Grilli, vice-presidente de gerenciamento de produtos da Qualcomm.

 

Fonte:TecMundo

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo