NotíciasTecnologia

Samsung anuncia conectividade via satélite para celulares

Compartilhar:

Nesta quinta-feira (23), a Samsung anunciou sua própria solução para comunicação via satélite em smartphones. A empresa apresentou o modem de redes NTN 5G para que os telefones possam se comunicar com satélites em locais onde não há conectividade de rede celular. NTN é a abreviação de Non-Terrestrial Network, ou seja, rede não terrestre.

A gigante sul-coreana explica que pretende integrar esta tecnologia no chip Exynos, usado em muitos smartphones da marca. “A Samsung pretende assumir a liderança no avanço dos ecossistemas de comunicações híbridas terrestres-NTN em todo o mundo, em preparação para a chegada do 6G”, disse Min Goo Kim, vice-presidente de desenvolvimento de processadores de comunicação.

A geração de comunicação por satélite atual promete mensagens de texto bidirecionais e chamadas para situações de emergência. A tecnologia também proporcionará o envio de fotos e vídeos no futuro, garantiu a empresa.

Comunicação via satélite: mercado atual

A novidade da Samsung segue a Apple, que lançou a conectividade via satélite com o iPhone 14 e 14 Pro para comunicação fora da rede. Enquanto isso, a Qualcomm anunciou em janeiro uma parceria com a Iridium para implementar a comunicação via satélite para celulares Android equipados com Qualcomm Snapdragon 8 Gen 2.

Nos últimos anos, o mercado de tecnologia tem investido cada vez mais em soluções para levar comunicação via satélite para smartphones. O objetivo é oferecer acesso à internet e aos serviços de voz em áreas remotas, onde as redes terrestres não chegam ou são de baixa qualidade.

As empresas estão trabalhando em parceria com operadoras de satélites, como a Space X, para desenvolver aparelhos mais modernos e com tecnologia avançada. Outro exemplo é o lançamento do primeiro celular com mensagens via satélite em 2023, fruto da parceria entre a empresa britânica Bullitt e a MediaTek.

Além disso, investem também em infraestrutura para garantir a melhor cobertura possível em todas as partes do mundo.

 

Fonte:TecMundo

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo