DestaqueMeio AmbienteNotícias

Chuva não vai dar trégua e nível dos rios ainda preocupa em MS

Compartilhar:

A Defesa Civil segue em alerta diante da previsão de mais chuvas em Mato Grosso do Sul ao longo desta semana. A precipitação recorde dos últimos dias causou alagamentos, desabrigou moradores e deixou um rastro de destruição, principalmente em Ponta Porã.

Regiões mais preocupantes

Cerca de 150 pessoas, dentre desabrigados e desalojados, tiveram de deixar suas residências por conta da chuvarada, segundo o órgão. A cidade fronteiriça teve mais de 200 milímetros de chuva, o maior volume registrado no país, entre quinta (16) e sexta-feira (17). Também choveu nesta terça-feira (21) em Ponta Porã, mas em seguida o sol voltou a aparecer forte entre nuvens na cidade.

A Defesa Civil também monitora com atenção o nível do Rio Miranda, em Bonito. O rio subiu dois metros, atingindo o nível de emergência de 670 cm, mas não transbordou e nem deixou desabrigados, diferente de Bela Vista.

Desalojados

No município 14 famílias foram desalojadas por conta do aumento do nível do Rio Apa, que transbordou no último sábado (18), em Bela Vista. Outras duas famílias estão no ginásio de esportes da cidade. Elas são compostas por moradores da Baixada Corinthiana, uma das regiões mais afetadas pela chuva.

A Praia do Pompílio, Centro e a Baixada Fluminense em Bela Vista também foram afetados, conforme o coordenador da Defesa Civil da cidade, Adilson Insabralde.

“Algumas das famílias desalojadas já conseguiram voltar para as suas residências e as que estão no ginásio, devem retornar amanhã”, comenta.

Defesa Civil e Corpo de Bombeiros vistoriaram o Rio Apa nesta manhã e o nível do leito era considerado normal nesta terça-feira (21). No entanto, caso volte a chover com maior intensidade na cabeceira do rio há a possibilidade novos alagamentos.

Rio Aquidauana – Depois de marcar mais de 7 metros de profundidade há 10 dias o nível do Rio Aquidauana também estabilizou, nesta terça-feira (21). Hoje não choveu pela cidade e a profundidade do rio está em aproximadamente 5,1 metros, conforme o Corpo de Bombeiros da cidade.

Mais chuva

Nesta quarta-feira (22) todo o Estado está sujeito a pancadas de chuva entre moderada a forte intensidade. De acordo com a meteorologista do Climatempo, Noele Brito, não está descartada a possibilidade de raios e rajadas de vento, especialmente entre a tarde e noite, inclusive, em Campo Grande.

Mato Grosso do Sul está sob dois alertas de chuvas intensas até às 9h de quarta-feira (22), conforme o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia. Na região leste há possibilidade de ventos entre 60-100 km/h com risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas em 15 municípios, dentre eles Costa Rica, Pedro Gomes e Paranaíba. O outro alerta menos crítico engloba 45 cidades onde há previsão de chuva entre 20 e 50 milímetros e ventos intensos de até 60 km/h.

O panorama pelos próximos dias é de sol pela manhã e possibilidade de pancadas de chuva durante a tarde e noite, ainda conforme o Inmet. Na sexta-feira (22) e no domingo (26) a possibilidade de temporais aumenta.

 

Fonte:Primeirapagina

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo