A Ookla nomeou a Claro como a rede móvel mais rápida e também como a rede móvel com melhor experiência para vídeos no Brasil durante o 2º semestre de 2022. O prêmio foi baseado em dados do 3º e 4º trimestres do ano passado e considerou testes feitos por consumidores através do Speedtest.
No estudo, a Claro apresentou a menor latência e consistência em redes móveis no Brasil para o mesmo período indicado acima, além de obter a melhor velocidade de download para redes de banda larga fixa e a melhor consistência (estabilidades de redes Wi-Fi) no Brasil no 4º trimestre de 2022.
Confira os resultados registrados pela Ookla:
- Latência Multi-Servidor em redes móveis: A Claro alcançou 45.74 ms, sendo a mediana do Brasil (todos os operadores móveis) 51.57ms.
- Consistência de Redes Móveis: A Claro alcançou um Consistency Score de 85.82%, comparado com 83.05% da mediana no Brasil.
- Download em Banda Larga Fixa: A Claro alcançou a mediana de 144.61 Mbps (mediana no Brasil foi de 97.75 Mbps).
- Consistência Wi-Fi: A Claro alcançou um Consistency Score de 88.27%, sendo a mediana no Brasil de 84.84%.
Ranking completo de serviços de internet no Brasil
De acordo com a análise da Ookla, o segundo lugar no ranking de internet mais rápida do Brasil ficou com a Vivo (28.25 mbps); o terceiro lugar ficou com a TIM (25.98 mbps); e a quarta colocação é da Oi (15.72 mbps). Nesse sentido, a Claro, com 37..17 mbps, ficou com mais de 10 mbps à frente da segunda operadora.
Em relação ao quesito latência, o ranking apareceu da mesma forma, com a Claro no topo (com menos lentidão), seguida pela Vivo, TIM e Oi.
O tópico consistência também não apresentou alterações no ranking. Veja as porcentagens de cada operadora:
Por fim, o estudo da Ookla também revelou quais cidades brasileiras apresentam as conexões mais rápidas. Confira o top 10 abaixo:
Os Speedtest Awards para os principais provedores em velocidade são determinados usando o SpeedScore, que incorpora a medida de velocidade de download e upload de cada provedor para classificar o desempenho da velocidade da rede. Os testes usados para calcular o SpeedScore vêm exclusivamente de “dispositivos modernos”, que são dispositivos capazes de se conectar à tecnologia mais rápida disponível no mercado.
Fonte: Ookla