NotíciasPolítica

Promovido general, ex-chefe de segurança de Bolsonaro assume CMO

Compartilhar:

Recém-promovido a general de quatro estrelas, topo da hierarquia militar, Luiz Fernando Baganha será o novo comandante do CMO (Comando Militar do Oeste), segundo nota emitida pelo Exército Brasileiro. Além disso, foi chefe de Segurança e Coordenação Presidencial durante governo de Jair Bolsonaro (PL).

O general de quatro estrelas, além de chefiar a segurança de Bolsonaro, foi antes secretário-executivo do então ministro do GSI (Gabinete de Segurança Institucional), general Augusto Heleno. Deixou o cargo em 2021 para assumir comando da 1ª Região Militar do Rio de Janeiro. Nos bastidores, é visto como discreto por nunca ter se envolvido em polêmica.

Baganha fica no lugar do general Anísio David de Oliveira Júnior, que assumiu o posto em abril passado. Antes de vir para o CMO, David atuava em Brasília como general de divisão e vice-chefe do Departamento-Geral do Pessoal.

Os comandos de seis quartéis gerais terão troca, segundo publicação desta quinta-feira (16). As mudanças, no entanto, serão oficializadas somente no fim de março, portanto os oficiais assumem em abril, como de praxe. Na mesma publicação outras 70 alterações de função foram divulgadas, entre elas a chefia do Estado-Maior.

O comandante militar do Planalto, general Gustavo Henrique Dutra de Menezes, também foi dispensado e realocado para a 5ª Subchefia do Exército. Em seu lugar irá assumir Ricardo Carmona que, por sua vez, era diretor de Educação Superior Militar.

 

Fonte:CGN

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo