DestaqueNotícias

Chuvas abaixo da média não prejudicaram o desenvolvimento da soja em MS

Compartilhar:

Apesar de registrar chuvas abaixo da média neste primeiro mês de 2023, a produção da soja em Mato Grosso do Sul tem se desenvolvido de forma positiva e a estimativa para a safra é de cerca de 3,8 toneladas por hectare, de acordo com as informações do sensoriamento remoto da EarthDaily Agro.

O balanço aponta que o volume das chuvas foi suficiente para permitir o desenvolvimento das plantas e o índice de vigor da vegetação (NDVI) mostra boa evolução da soja. Se for confirmada a estimativa, será mais um recorde de produção com total 50% acima da temporada anterior, que curiosamente sofreu com perdas devido a falta da chuva.

“No geral, a soja está se desenvolvendo bem e há expectativa para registro de altas produtividades. Tanto o modelo europeu (ECMWF) quanto o americano (GFS) indicam chuvas acima da média para os próximos 10 dias, mantendo alta a umidade do solo”, aponta Felippe Reis, analista de culturas da EarthDaily Agro, empresa de monitoramento de safra por satélite.

Semana será de chuva intensa

Chuvas intensas e temporais estão previstos para todo o Mato Grosso do Sul no decorrer desta semana, segundo aviso emitido pelo site de monitoramento climático Climatempo.com.

O alerta aponta para a possibilidade de até 70 milímetros no acumulado entre a segunda (30) e a sexta-feira (03) principalmente na região sul (Grande Dourados) e leste do Estado. Em Campo Grande, o esperado é de 50 mm e em Corumbá, 30 mm.

O site explica que as instabilidades associadas a circulação dos ventos e um cavado na altura do Paraguai irão favorecer nuvens muito carregadas em todas as regiões do Estado

 

Fonte:EnMS

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo