CidadeMeio AmbienteNotícias

Monitoramento de dezembro mostra intensificação das condições de seca no Estado

Compartilhar:

Monitoramento Mensal das Secas de dezembro mostra que, em dezembro de 2022, as chuvas na região sul do estado entre 60-80% do que é esperado para o mês, enquanto na nas regiões centro-norte as chuvas ficaram entre 80-100% do que é esperado.

O levantamento é elaborado pela equipe técnica do Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima (CEMTEC/SEMADESC) e do Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul. (IMASUL).

“As chuvas ocorridas estiveram associadas a atuação de frente frias, avanço de cavados, disponibilidade de calor e umidade e a atuação de sistemas de baixa pressão atmosférica (que favorece a formação de nuvens de chuva e tempestades)”, informa o levantamento.

Sobretudo, percebeu-se que, na região centro-sul do estado, choveu abaixo da média histórica.

Também esteve destaque chuvas abaixo da média histórica na região sul de MS. O município mais crítico foi Mundo Novo, onde observou-se 42,8 mm de acumulado de chuva mensal, o que representa 76,2% abaixo da média histórica.

Por outro lado, o município de Água Clara teve 384,4 mm de acumulado de precipitação, representando 84,9% acima da média histórica.

Já em Campo Grande, registrou-se precipitação acumulada mensal de 231 mm, ou seja, choveu praticamente a média histórica para o mês (aproximadamente 2,7% acima da chuva histórica).

Em uma comparação, constatou-se que, dos 32 municípios analisados, 26 municípios tiveram chuvas abaixo da média histórica e 6 tiveram chuvas acima da média histórica.

Saiba mais

Com relação ao mesmo mês do ano passado, o levantamento mostra que houve uma intensificação das condições de seca no Estado.

Os dados indicam que com relação ao déficit de precipitação no estado o destaque está nas regiões centro-leste e nordeste. As regiões mais críticas seguem sendo as regiões pantaneira, sudoeste, bolsão e leste.

Temperatura e umidade

Os dados meteorológicos extremos mostram, ainda, que dezembro de 2022 foi marcado por contrastes de temperatura no Estado, onde a menor temperatura registrada foi 15,1ºC no dia 30/12/2022, em Amambaí, e a maior temperatura registrada foi 41,4ºC no dia 09/12/2022, em Corumbá.

Já a menor umidade relativa do ar registrada foi de 22% em Corumbá no dia 09/12/2022, e a maior rajada de vento foi 76 km/h no município de Água Clara no dia 07/12/2022.

Nível dos Rios

No que se refere ao nível dos rios do estado, o Rio Paraguai continua em período de baixa, apresentando ao longo do mês, em sua grande maioria, cotas abaixo de 5% de permanência.

Entretanto, este comportamento é o esperado para o período, com expectativa de aumento da vazão ao longo do primeiro trimestre de 2023, principalmente pelo volume de chuvas esperado no início do ano.

Fonte:CE

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo