Empresário nega que seu lago de tilápias teria poluído rio Formoso, em Bonito

Após ser acusado pelo prefeito de Bonito, Josmail Rodrigues, de estar poluindo o rio Formoso, uma das principais atrações de ecoturismo da cidade, o empresário Adilson Geib reconheceu que de fato tem um lago artificial com criação de tilápias, mas negou que o seu empreendimento teria causado a sujeira que deixou a água do rio suja em plena alta temporada de turismo na cidade.
Ao Correio do Estado, o empresário, que também é dono de uma rede de postos de combustíveis em Andradina, interior de São Paulo, afirmou que recebeu com surpresa as acusações do prefeito da cidade.
“Pertenca à mim [a propriedade], mas é uma acusação totalmente infundada. Estarei em Bonito e quero conversar com ele
Adilson ainda declarou que há possibilidade de pedir judicialmente para que Josmail se retrate e afirmou que a acusação é uma forma do prefeito “jogar seus problemas para cima de alguém”.
O produtor de tilápias ainda explicou que já recebeu visitas de órgãos fiscalizadores como a do Ministério Público. De acordo com ele, não foi constatada nenhuma atividade irregular, inclusive ele teria refeito o lago artificial que estava com vazamento.
“Eu refiz o lago que estava com vazamento. Depois apareceu essa sujeira que não sei de onde veio, mas estão jogando pra cima de mim”, declarou.
Como mostrado na sexta-feira pelo Correio do Estado, um trecho do rio Formoso está com a água turva e esverdeada quando, na verdade, o rio é conhecido por seu aspecto cristalino e águas transparentes.
Ainda segundo Josmail, a represa construída pelo proprietário teria comportas que escoam a água do açude para o rio e uma denúncia foi feita pela prefeitura ao Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul (Imasul).
Por sua vez, o Instituto afirmou que, caso constatada alguma irregularidade, o empreendimento pode ser embargado.
“A área fica para baixo de uma fazenda que já tem várias denúncias contra o dono e, nesta parte do rio, a água está turva”, afirmou o prefeito.
O prefeito também pediu ajuda aos moradores que possuem propriedades no entorno do rio para que também denunciem o caso para o Ministério Público.
“Estou precisando da colaboração de todos para denunciar esta situação porque se a gente descuidar podemos perder o rio”, declarou em áudio enviado por aplicativo de mensagens.
Ontem, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente da cidade disse que apenas irá se pronunciar quando a origem da poluição for comprovada.
Fonte:CE