Ex-jogadora de vôlei e vôlei de praia Isabel Salgado, a Isabel do Vôlei, morreu na madrugada desta quarta-feira (16), aos 62 anos. Na segunda-feira, ela havia sido incluída no grupo de transição do Esporte, no governo federal eleito neste ano. No entanto, conforme familiares, ela já não estava bem e ontem foi diagnosticada com bactéria no pulmão.
A morte foi confirmada pela produtora de cinema Paula Barreto, em mensagem no grupo Esporte Pela Democracia. Ela relatou que na segunda-feira, Isabel estava gripada e que tinha feito teste negativo para covid-19. Na terça-feira, foi ao Hospital Sírio Libanês e, quando acordou, estava piore foi internada no CTI (Centro de Tratamento Intensivo).
Por volta de 4h da manhã de hoje, com a bactéria detectada no pulmão, ela sofreu uma parada cardíaca.
Histórico – Isabel foi a primeira estrela do vôlei feminino brasileiro. Carioca, ela começou a carreira nas categorias de base do Flamengo e com 16 anos, já era titular. Posteriormente, chegou à Seleção Brasileira e levou o Brasil aos Jogos Olímpicos de Moscou, em 1980, e de Los Angeles, em 1984.
Ela foi pioneira também por ser a primeira mulher brasileira a jogar profissionalmente no exterior. Isabel também abriu caminho para o vôlei de praia no Brasil e foi pioneira no Circuito Mundial. Em 1994, ganhou uma etapa em Miami, ao lado de Roseli.
Seus três filhos tiveram carreira sólida no vôlei de praia – Carol Solberg é uma das favoritas a ir aos Jogos de Paris, ao lado de Bárbara. O outro filho é Pedro, que foi bronze no Mundial de 2015 e campeão do circuito mundial em 2008. Maria Clara, a filha mais velha, de 39 anos, se aposentou. Na juventude, ganhou três medalhas em Mundiais de base.
Fonte:CGN