Ariranhas tentam atacar nadadores durante maratona aquática em MS
Com filhotinhos, Ariranhas estranharam dois participantes da Maratona Aquática do Eco Pantanal Extremo 2022, e tentaram atacar os atletas.
A situação ocorreu durante a prova de 1 km, realizada na manhã do último domingo (13), no rio Paraguai, em Corumbá.
Conforme o Diário Corumbaense, duas ariranhas apareceram durante parte do percurso dos nadadores e nadaram atrás deles.
A cena chamou a atenção de quem acompanhava a prova e foi registrada no momento em que as ariranhas se aproximaram dos competidores.
De acordo com o diretor-presidente da Fundação de Esportes de Corumbá (Funec), Luciano Silva de Oliveira, o fato ocorreu próximo à ferradura do Porto Geral entre às 08h e 09h.
“Os competidores estavam completando a prova, quando percebemos que as ariranhas estavam muito próximas deles. De imediato as embarcações que faziam o acompanhamento se aproximaram e espantaram os animais”, explicou Luciano frisando que os dois competidores eram de fora.
Embarcações da Marinha do Brasil e do 3° Grupamento dos Bombeiros de Corumbá deram apoio e segurança durante a prova. Um dos barcos ficou com o giroflex ligado para manter as ariranhas distantes.
Ariranhas
As ariranhas são vistas com frequência nas proximidades da área do Porto de Corumbá. São mamíferos carnívoros de dentes afiados, de hábito diurno que se alimentam, principalmente, de peixes, e costumam ser agressivos quando se sentem ameaçados. A ariranha geralmente vive em grupos familiares com até 15 membros. Eles constroem tocas nas margens dos rios, onde criam seus filhotes.
O animal habita ambientes de água doce e sua distribuição ocorre pela América do Sul, em países como o Brasil, Peru, Colômbia, Paraguai, Suriname, Venezuela, entre outros. É um mamífero que se destaca por ser o maior carnívoro semiaquático da América do Sul, apresenta corpo longilíneo e cauda achatada.
Fonte:TopMidia