A Coordenadora de Proteção e Defesa Civil de Bonito/MS, Ana Cristina Trevelin, pede a todos da comunidade que se cadastrem no Sistema de Alerta de SMS e WhatsApp de Proteção e Defesa Civil do MS, para serem informados com antecedência sobre mudanças climáticas extremas.
Alerta por SMS: envie um SMS com o seu CEP para o número 40199. Em seguida, você receberá uma confirmação de que o cadastro no serviço foi realizado com sucesso.
Alerta por WhatsApp: envie uma mensagem para 6120344611 e responda um breve questionário e informe qual seu CEP de localização.
“As mudanças climáticas são uma realidade e precisamos aceitar que o nosso clima não é mais como era há 10 anos atrás, por isso temos que nos adaptar ao risco crescente de vendavais, possíveis furações, granizos e mudanças extremas de calor e frio. Ao se cadastrar no sistema de alertas da Defesa Civil temos todos a chance de nos prepararmos minimamente para enfrentar possíveis desastres” afirma a Coordenadora Ana Trevelin.
Ela continua e esclarece que o “episódio da tempestade de ontem foi a terceira grande intempérie climática que tivemos em nossa região sudoeste só esse ano de 2022. Todos com ventos superiores a 120 km/h, até então fenômenos desconhecidos no Mato Grosso do Sul. Bonito teve sorte e não tivemos episódios de granizo ou ventos tão fortes ainda. Esta tempestade desta noite (13) veio do Paraguai e trouxe ventos de aproximadamente 120 km/h em Caracol, além de granizo e chuvas de mais 160 mm para região de fronteira, em menos de 2 h.”
A preocupação da Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMA) e da Coordenação da Defesa Civil é que a partir de agora teremos que tomar decisões importantes na arborização urbana com o objetivo de mitigar riscos de acidentes com árvores, rede elétrica, moradias, veículos e vidas humanas. A SEMA fará um trabalho a partir do dia 21 próximo para identificar árvores que possam oferecer riscos para que sejam realizadas podas e supressões preventivas. Cabendo informar inclusive que os eucaliptos do CMU que foram retirados semana passada, o foram exatamente em função do risco de queda e do perigo que ofereciam para as casas vizinhas.
Caso você, morador, deseje que a SEMA faça avaliação de risco em suas árvores, pedimos que entrem em contato a partir de quarta-feira (16), através do telefone 3255-3316, das 7h às 13h.
Fonte: SEMA