AgronegócioDestaqueNotícias

Medicação errada mata rebanho e causa prejuízo

Compartilhar:

Um rebanho no sul do país foi morto por uma intoxicação com medicamento. A aplicação de forma incorreta, realizada na propriedade, causou um prejuízo incalculável para o produtor. As imagens começaram a circular pela internet e deixaram muito curiosidade pelo que poderia ter ocorrido. Afinal, um rebanho morre intoxicado e todos querem saber o motivo, vamos ver?

Segundo as imagens, mais de 15 animais vieram a óbito. O prejuízo causado pela aplicação errada do medicamento, pode ter levado a um prejuízo de mais de R$ 200 mil. Confira as imagens abaixo e veja que tristeza. Além disso, trazemos ao final, algumas dicas que podem ajudar a evitar esse tipo de situação.

Segundo um áudio que veio com a explicação do ocorrido, ao que tudo indica, o produtor utilizou um medicamento específico para controle de piolho em ovelhas para controlar o carrapato no gado. Esse medicamento é extremamente tóxico para bovinos, além disso, foi realizado em um dia de sol muito quente, onde os poros dos animais estão mais “abertos”, causando uma rápida absorção e uma sobrecarga no organismo.

Todo esse quadro leva a uma intoxicação aguda, vindo o animal a óbito pouco tempo depois. Além disso, no áudio é pedido que seja, antes de tudo, verificado as verdadeiras causas para não culparmos a empresa do remédio de forma indevida.

O medicamento era a base de Diazinon, uso deve ser exclusivo para controle de piolho em ovelhas. Além de tudo, é extremamente tóxico para os humanos.

Tal situação causa grande tristeza. Entretanto, não é a primeira vez que uma recomendação da bula não é seguida e causa grande prejuízo ao produtor no campo. Infelizmente é comum ainda vermos aplicações serem feitas sem a devida orientação de um profissional da área. Alertamos que, todo e qualquer medicamento, antes de ser utilizado, deve ser prescrito por um profissional de veterinária e suas recomendações devem ser seguidas à risca.

Fonte: CompreRural

 

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo