A PF-MS (Polícia Federal em MS), também realiza nesta sexta-feira (14), a ‘Operação Ópla’, que visa combater o trânsito e comércio ilegal de armas pelo Mato Grosso do Sul. Hoje, o Enfoque MS já noticiou que PF opera em MS contra quadrilha que movimentou mais de R$ 150 mi até em fosseis , e que a operação já havia óbito resultados em que a ‘Conexão Corumbá’ apreende grande quantidade de material e dinheiro em espécie de três nacionalidades .
Já a ‘Operação Ópla’, também na manhã de hoje, teve a Polícia Federal, com apoio do Exército Brasileiro, deflagrando a ação com o objetivo de reprimir o trânsito e comércio ilegal de armas de fogo (pistolas e fuzis) e munições de grosso calibre desviadas de possíveis CACs (caçador, atirador e colecionador), clube de tiro e armeiros.
Conforme a PF, as armas ou armamento em geral, segundo as investigações, estariam em nome de interpostas pessoas (laranjas) e, possivelmente, serviriam para o uso por parte de organizações criminosas dedicadas à prática de crimes violentos, como roubos a comércios, bancos e até tomada de cidades.
“Trata-se de um aprofundamento das investigações relacionadas a prisão em flagrante realizada no último dia 04/10/2022, que culminou na prisão de um portador de autorização CAC (colecionador, atirador e caçador) e na apreensão de três pistolas 9mm, quatro fuzis, munições, coletes balísticos com identificações falsas da Policia Civil, dentre outros materiais”, registrou a PF-MS.
Mandados
Segundo a PF, a ‘Operação Ópla’ foi as ruas com a Justiça Estadual expedindo sete mandados de busca e apreensão, que estão sendo cumpridos em Campo Grande e Maracaju.
O nome da operação é de origem grega (όπλα) e significa armas.
Fonte:EnfoqueMS