O candidato ao Governo do Estado pelo PRTB, Capitão Contar, tem enfrentado várias batalhas contra as fakes news, que surgem na tentativa de desqualificá-lo. Desde o resultado das eleições no primeiro turno houve aumento no número de mensagens falsas em redes sociais, o que tem sido firmemente combatido. Agora, mais uma decisão da Justiça Eleitoral determina a suspensão da veiculação de um vídeo.
O material em questão tem 52 segundos e traz informações inverídicas de que Capitão Contar e sua família. Apontado como responsável pela divulgação , Mário Sérgio tem o prazo de 24 horas para cumprir as determinações do juiz Ricardo Gomes Façanha, que impõe ainda multa de R$ 5 mil para cada descumprimento.
O vídeo foi postado no grupo “Eleições 2022.Notícias”. Com a decisão fica proibida a veiculação na internet ou qualquer outro meio de comunicação. A íntegra da decisão deve ser postada no grupo para conhecimento de todos.
O juiz explica em sua decisão que o caso está relacionado a um “conteúdo apócrifo e ofensivo, descontextualizado, que atinge a integridade do processo eleitoral estadual, e divulgado em desconformidade com as normas de regulamentação da propaganda eleitoral”. O autor foi intimado a prestar esclarecimentos.
Fonte:Asscom